Orientados pelo professor João Batista do Amaral Junior, responsável pela disciplina Tópicos de Mecânica (3º semestre), alunos da faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta  mais uma vez participaram de uma competição interna realizada anualmente envolvendo o desenvolvimento de manipuladores mecânicos (braços robóticos). A partir de uma especificação mínima inicial e de algumas regras, os estudantes devem aplicar os conhecimentos básicos de mecânica e eletrônica com computação adquiridos no curso e na disciplina para projetar um braço robótico. Esse braço  deve se movimentar e ser capaz de segurar e transportar, manualmente e de forma automática (através de um software), três blocos em distâncias previamente fornecidas.

“Os alunos têm a liberdade de escolher o material básico do braço robótico, bem como a melhor forma motora de produzi-lo e ao programa responsável por sua movimentação”, explica o professor Amaral, que enfatiza a oportunidade de se aliar a teoria de mecânica aos conceitos de computação e eletrônica. “Sempre que o desafio é proposto, os estudantes normalmente acreditam que o trabalho será fácil, especialmente pela disponibilização de todo o esquema de peças e formas de controle. Mas é lógico que, entre este momento e a realidade da montagem, onde existem diversas variáveis físicas (mecânicas) envolvidas, como forças, momentos, gravidades, comprimentos, entre outros, os alunos acabam descobrindo que, para produzirem um dispositivo minimamente funcional, deverão trabalhar profundamente, unindo teoria e prática para maior precisão e eficiência”.

O responsável pela disciplina destaca ainda a importância de um desafio “secundário” : o trabalho em equipe. “Os alunos precisam se organizar e administrar as várias opiniões e tarefas individuais, que devem convergir para o objetivo do trabalho, gerenciando prazos, custos e responsabilidades, algo que geralmente é negligenciado, mas cuja importância torna-se evidente a medida em que se aproxima a data de entrega do projeto”, explica.

Na competição deste ano, a equipe ganhadora (foto ao lado; clique na imagem para ampliar) foi composta pelos alunos Gabriel Reis Cruz, Gabriel Reis Mauriz, Gustavo Furlan, Igor Soares, Matheus Ressurreição e Motasem Bechir El Malat. Além do professor Amaral, colaboraram ainda com os trabalhos como consultoras/orientadoras as professoras Sabrina Martinez e Raquel Galhardo (na área computacional e eletrônica), além de Irineu Penha da Ressurreição, técnico do Laboratório de Mecânica do curso.

Sobre a disciplina – Oferecida no 3º semestre do curso de Engenharia de Computação, a disciplina Tópicos de Mecânica, entre outros objetivos, visa fornecer aos estudantes os conhecimentos básicos na área de mecânica através de diversos laboratórios da Engenharia Mecânica, além de proporcionar noções práticas de movimento, força e transformações de energia em energia mecânica, entre outros.