Os estudantes de Engenharia da Unisanta foram entrevistados pelo Jornal A Tribuna, sobre aplicativo criado para smartphone, que ficou em segundo lugar no Concurso Neorama deste ano.

A página A-12, do Caderno de Tecnologia do Jornal A Tribuna, desta terça-feira (01/12), destacou o aplicativo criado pelos alunos Carlos da Silva, Erivaldo Carlos da Silva, Ricardo Silva Rocha e Vladmir Lima Júnior, do último ano do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Os estudantes desenvolveram um dispositivo que mede a energia consumida por aparelhos e envia por Bluetooth as informações de consumo para um aplicativo de smartphone. O projeto foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos e conquistou o segundo lugar no Concurso Neorama, promovido pela Prefeitura de Santos e pelo Parque Tecnológico de Santos, categoria Universitário Inovador.

O aplicativo mostra o custo do consumo de energia dos aparelhos quando ficam ligados durante o período de uma hora, um dia, por semana ou ao mês. O usuário pode selecionar o tipo de bandeira vigente no momento (verde, amarela, ou vermelha) e, assim, obter um valor correto que terá de pagar pelo uso de um determinado aparelho. “A nossa ideia é que as pessoas possam controlar os gastos mensais, uma vez que estamos passando por um período de crise econômica”, diz Carlos da Silva à publicação.

A invenção foi batizada de Sigecel – Sistema de Gerenciamento de Consumo de Energia Elétrica.  O grupo levou oito entre pesquisa e desenvolvimento e pretende solicitar a patente, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unisanta (NIT).