TEP-Unisanta promove a aula aberta – O Corpo na gestualidade do Teatro Popular

50

Dando sequência à programação de verão desenvolvida pelo TEP-Unisanta – Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília, que celebra 55 anos da sua criação, está programada para o próximo dia 27 de janeiro, às 10 horas, aula aberta sobre os limites e procedimentos do corpo do ator no teatro popular, a cargo da atriz e produtora cultural Fabíola Moraes. A dinâmica se desenvolverá através de atividades de ordem teórica e prática, propondo uma participação efetiva baseada na experimentação e na ação consciente propriamente dita.

Cartaz Fabíola Moraes – aula aberta

Com acento nas questões comportamentais, a aula proposta por Fabíola abordará ações relacionadas com O Corpo na gestualidade do Teatro Popular, temas relativos ao domínio das ações corporais e suas máscaras expressivas. A aula terá atenção especial em assuntos tais como os focos, as grandes entradas e a triangulação entre a ação cênica e o receptor, tópicos que lhe são caros, frutos particulares dos estudos desenvolvidos a partir da sua formação acadêmica e de experiências vivenciais observadas ao longo da sua carreira.

Fabíola é atriz, diretora e arte-educadora, graduada em Artes Cênicas / Licenciatura pela ECA/USP. Seus campos de atuação envolvem arte, infância e cultura popular, em especial a caiçara, com ampla experiência na aplicação do seu método de abordagem ao Teatro Popular, nas periferias de várias cidades, através de ações pontuais desenvolvidas por instituições oficiais e ONGs, passando pela Poiesis, Senac, Prefeitura de Santos e Programa Piá da Prefeitura de São Paulo.  Atualmente é atriz da Cia Brucutu, em circulação com diversos espetáculos cênicos-musicais para a infância e a juventude.

Além de sua passagem pelo TEP a partir de 2005, onde permaneceu por longa data, trabalhou também junto aos diretores Platão Capurro Filho, Luis Carlos Laranjeira, Fernando Neves e Neyde Veneziano, com quem realizou assistências de direção, aprofundando sua investigação a respeito dos procedimentos do Teatro Popular.

A aula acontecerá na sede do Grupo TEP, na UNISANTA – Rua Oswaldo Cruz, 266 sala D52. Para as atividades a serem desenvolvidas, direcionadas a um público acima de 16 anos, é solicitado o comparecimento pontual no horário estabelecido, quando serão realizadas as inscrições. Orienta-se o uso de roupas confortáveis, próprias para exercícios físicos, como também a precaução de uma garrafinha de água para constante hidratação.

Mais informações: Gilson de Melo Barros

(13) 991723122 / gilson61barros@hotmail.com