Com o tema Botânica em Transformação, o Congresso terá minicursos na Unisanta e prosseguirá no domingo, com abertura solene às 18 horas, no Mendes Convention Center, onde  haverá palestras, simpósios e mesas-redondas,  até dia 30/10.

Com a presença de especialistas brasileiros e do exterior, a Sociedade Botânica do Brasil e  a Universidade Santa Cecília – Unisanta promovem o 66º Congresso Nacional de Botânica, de 24 a 30 de outubro. Neste sábado, serão realizados minicursos na Universidade, no auditório  do Bloco E  e  nas salas e laboratórios dos Blocos E, F, A e B.

A solenidade de abertura será dia 25/10 (domingo), às 18h30, onde ocorrerão as demais atividades, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau.  Haverá excursões científicas à Restinga de Bertioga e aos Costões Rochosos da Praia de Pernambuco, Guarujá.

Além dos minicursos, o Congresso abrange  palestras, 27 simpósios e dez mesas-redondas, no Mendes Convention Center. Pela oitava vez o estado de São Paulo sedia o congresso, um dos mais importantes e tradicionais eventos científicos do Brasil.

O tema é “A botânica em transformação” e o símbolo do congresso  é uma das plantas mais representativas da região, o manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), que tem a coloração das pétalas modificada após a polinização.

Para assinalar o Congresso Nacional,  a Unisanta preparou uma edição especial sobre Herbários de  sua revista científica BioScience, que será apresentada dia 29/10,  no Mendes Convention Center, das 18h30-19h30, no foyer do 2º pavimento.

Temas dos minicursos

Teórico -Técnicas de escalada e rapel na pesquisa e coleta botânica.  Ministrante: Christiano Peres Coelho (UFG).

Teórico – Técnicas avançadas de modelagem e análise de germinação de sementes.  Ministrantes:Paulo R. de M. Souza Filho (UFOB) e Desirée Marques Ramos (UNB)

Teórico – Estatística básica com a linguagem R para análises em Ecologia Vegetal Ministrante: Rafael Arruda (UFMT).

Teórico/Prático –  Anatomia vegetal como subsídio para a Taxonomia e para a Filogenia.  Ministrantes: Narah Costa Vitarelli (UFV) e Deborah Aragão Soares (UFMG)

Teórico/Prático –  Ecologia cognitiva da polinização: princípios e métodos. Ministrantes: André Rech (UFU) e Vinícius Brito (UNICAMP)

Teórico/Prático  – Diversidade de trepadeiras no Brasil. Ministrante:Andréia Alves Rezende (UNESP- Ilha Solteira)

Teórico/Prático – Biologia e Taxonomia de Araceae Ministrantes:Lívia Godinho Temponi (UNIOESTE) e Dr. Marcus Nadruz (JBRJ)

Teórico/Prático – Técnicas de coleta, registro, manutenção de fungos em herbários e bancos de dados para estudos taxonômicos, filogenéticas e biogeográficos.  Ministrantes:Elisandro Drescheler-Santos (UFSC) e Ricardo Braga Neto (CRIA)

Teórico –  Filogenia de Briófitas Ministrante: Júlia Landim

Teórico – Evolução dos órgãos reprodutivos nas Embriófitas Ministrantes: Ana Paula de Souza Caetano (UFU), Priscila Andressa Cortez (UESC) e João Paulo Basso-Alves (UNICAMP)

Teórico/Prático –  Botânica e conhecimentos locais: a pesquisa como exercício de diálogo –  Ministrantes: Rebeca Viana (USP) e Paulo Sano (USP)

Teórico –  Análises Filogeográficas.  Ministrantes: Caroline Turchetto Zolet (UFRGS)

SERVIÇO

66º Congresso Nacional de Botânica

Minicursos  na Unisanta

Quando: 24/10/2015   –  sábado.

Horários: das 8 às 18 horas –

Onde: Bl A lab 01, lab B12, B13, lab 27lab D04, salas do E 311,312,313,314,315,316, 411,412,413,414, 611,612,613,614,615,616 Aud E, e salas do Bl F 72,73,74,75

Outras informações sobre o congresso pelo site www.66cnbotanica.com.br