A necessidade de se ter uma equipe experiente e treinada para prevenir, detectar e controlar um kick (influxo indesejável do fluido da formação para o interior do poço) em perfurações de poços de petróleo foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovado com nota máxima pelo Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural, oferecido desde 2006 pela Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Os autores do TCC, engenheiros Alexandre dos Santos, Frederico Corrêa Andries, Gustavo Sanches Pinterich, Paulo Roberto Sandoval Bernardo e Valter Conrado de Barros Júnior mencionam os desafios a serem superados na exploração e produção dos campos situados em lâminas de águas profundas.

Eles integram a quinta turma formada em 27 de abril último, pelo curso de Pós em Engenharia de Petróleo e Gás Natural da Unisanta, que já especializou cerca de 100 engenheiros nessa área.

Segundo entrevista do CEO da BP, Robert Dudley à Revista Exame, de fevereiro de 2011, citada no TCC, o erro fatal, no caso do acidente do Golfo do México, foi quando os técnicos da plataforma não souberam interpretar os testes de pressão que sinalizavam a existência de um vazamento no fundo do poço, ou seja, o poço estava em kick.”

Os engenheiros detalham no TCC indícios, problemas e métodos de controle relacionados ao kick. Citam os equipamentos de segurança de poço e os métodos de controle na perfuração de poços de petróleo. Apresentam experiências e bibliografias sobre controle de poço em situação de kick e gerenciamento de pressões na perfuração, entre outros tópicos.

“Uma vez detectado o kick, o poço deve ser fechado e o fluido invasor deve ser circulado para fora do poço de forma controlada. Se antes ou durante a remoção do kick o controle do poço é perdido, tem-se uma situação de blowout” (fluxo descontrolado de fluido da formação), explicam os engenheiros no TCC.

Os autores citam dez acidentes graves gerados a partir de um blowout, ocorridos no mundo, de 1970 a 1988.
O TCC Controle de Kick foi orientado pelo Prof. Esp. Rogério Marques Rodrigues.

Outros trabalhos recentes

O Prof. Esp. Rogério Marques Rodrigues orientou ainda os trabalhos de conclusão de curso: Utilização de fluido sintético em perfuração de poços HPHT, por Taís de Paula da Silva Galvão, Laura Morelli, Luciano Barbosa de Souza, Ricardo Diniz e Rogério Romão Gomes; Metodologia de Análise de Riscos na Atividade de Perfuração, pelos alunos Audrey Bastos Cortez, Karina Matis de Camargo e Vanessa dos Santos; e Desafios na Perfuração em Cenários do Pré-Sal, produzido por Marcelo Leopoldo Silva, Sirley Donizete Gonzaga da Silva, Sidney Gonçalves da Silva e Roberto Nogueira da Silva.
Estudo comparativo entre compressores alternativos e compressores centrífugos, dos alunos Lídia Takako Cahonis e Rafael Ferreira de Mello (turma 5), foi orientado pelo Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Júnior.
Caio Eduardo Lopes Neves, Fernanda de Almeida Silva e Heleno dos Santos Ferreira (turma 3), orientados pelo Prof. Ms. Carlos Alberto Amaral Moino, apresentaram o TCC Certificação de Equipamentos em Atmosferas Explosivas na Indústria de Petróleo (Turma 3).

O Prof. Esp. Robson José Dourado orientou ainda os trabalhos: Desafios no Pré-Sal, Recursos Humanos, feito por Odalécio C. Martins, Walkiria T. Haddad e Alexandre Campos B. de Miranda (turma 4); Desafios na seleção de materiais em cenários de presença de contaminantes na indústria de petróleo, produzido pelos engenheiros Eduardo Sanches Faria, Flávio Varella Giuffridá, Jorge Firmino da Rocha Lima e Rodrigo Caneparo Gomes de Andrade (turma 3); Garantia de Escoamento no Pré-Sal, a cargo da aluna Elisabete Teixeira de Carvalho. (Turma 3).
Métodos Especiais de Recuperação de Petróleo Aplicados em Meio Offshore, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Filoco, foi o tema do TCC apresentado por Etiene Borges Silva, Felipe Checchi Cerqueira,Herculis Collachiti Orbi e Luís Guilherme D´Antona Gomes.
Reservatórios Carbonáticos no Pré-sal: Desafios Tecnológicos para viabilizar a produção, TCC elaborado pelos engenheiros Adilson Calles e Flávio Camargo Martins, também foi orientado pelo Dr. Filoco, com a co-orientação do Prof. Ms. Alberto da Silva Barroso”.

Os trabalhos de TCC do Curso de Pós-Graduação em Petróleo e Gás da Unisanta encontram-se disponíveis na Biblioteca Central da Universidade, na Rua Dr. Oswaldo Cruz, 227, para consultas no local. Alunos e professores, diariamente, das 8 às 22 horas e público externo, das 8 às 19 horas, às terças e quintas-feiras.
A equipe de coordenação é constituída pelo Dr. Aldo Ramos Santos, Dr. Luis Renato Bastos Lia e Prof. Esp. Robson Dourado.