Semana de Comunicação: Publicidade e Design

37

Evento acontecerá de 15 a 19 de setembro, com diversas oficinas e palestras.De 15 a 19 de setembro, a Universidade Santa Cecília – Unisanta irá realizar a 27ª Semana Ceciliana de Comunicação com o tema “Presente e Futuro: Estratégias e Impactos na Era da Comunicação Digital” para os alunos do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico.

Publicidade e Propaganda e Design Gráfico

Durante a semana, no período da manhã, os estudantes de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico poderão participar de oficinas de fotografia, escrita criativa com foco em contos, maquiagem artística, o uso de histórias em quadrinhos no jornalismo e na publicidade, além de um bate-papo com a equipe de redes sociais e marketing do Santos Futebol Clube.

De noite, a partir das 19h, o evento reunirá diversos profissionais da área em palestras sobre “Como a comunicação planta, rega e faz os lugares florescerem”, “Marketing e redes sociais do Santos Futebol Clube”, “O papel do design na comunicação” e “Histórias e processos de um criativo no mundo corporativo”. No último dia, o Diretório Acadêmico irá promover atividades culturais.

 

Confira a programação completa para os cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico:

15/09 (segunda-feira)

9h – Sala: M428

Oficina: Fotografia de Still Life e a IA na Pós-Produção

Convidado: Roberto Konda

– Fotógrafo premiado com mais de 45 anos de experiência e professor da Unisanta desde a formação da primeira turma de Jornalismo e Publicidade. Atuou como repórter fotográfico em jornais de grande circulação diária. Tem trabalhos relevantes na área institucional em grandes eventos nacionais e internacionais. Ganhador de três prêmios, como a melhor fotografia de “Rally de Velocidade”, cobrindo também eventos como os da HOG Harley Davidson do Brasil e Rodeio de Barretos, onde produziu fotos para o primeiro anuário oficial. Além de ter sido o único fotógrafo a produzir a foto dos 50 anos de Pelé com exclusividade para a revista americana Soccer. Atualmente ministra Curso Extensivo de Fotografia e também workshops.

 

19h – Local: Anfiteatro do Bloco E – 4º Andar

– Abertura integrada com os cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico

Tema: Entre Raízes e o Futuro: Como a Comunicação Planta, Rega e Faz os Lugares Florescerem

Convidadas: Ludmilla Rossi e Flávia Saad

– Ludmilla Rossi é empreendedora serial desde os 19 anos, trabalhando desde 2001 para desenvolver a nova economia fora das capitais. É a atual CEO do Juicyhub, um hub de impacto focado nos ODS 4, 8 e 5, sendo o primeiro hub de inovação da Baixada Santista e um projeto inédito na região. Além de cofundadora do Grupo Mkt Virtual.

– Flávia Saad é Jornalista, empreendedora e cofundadora do Juicy Santos, plataforma de conteúdo dedicada ao desenvolvimento e transformação do território da Baixada Santista. Além de atuar na redação, edição e produção de conteúdo do Juicy Santos desde 2011, dirigiu e produziu duas temporadas do projeto Lendárias & Portuárias (2023-2024), podcast sobre gênero e porto.

 

16/09 (terça-feira)

9h – Sala: M428

Oficina: Escrita Criativa com Foco em Contos

Convidado: André Rittes

– É redator publicitário, jornalista, professor universitário e escritor. Começou a escrever aos 14 anos e, aos 23, ganhou seu primeiro concurso de contos. Seguiram-se mais quatro prêmios, incluindo dois nacionais, além de desenvolver a carreira como jornalista e acadêmico, na qual permanece até hoje. Atualmente, produz e dirige o programa Integração 5.0 (Canal do Encontro Indústria Porto no YouTube), ministra aulas na Unisanta e é redator-chefe da WordCom Publicidade, agência de publicidade santista.

 

19h30 – Local: Auditório Bloco E – 4º Andar

Tema: Equipe de Marketing e Redes Sociais do Santos Futebol Clube

Convidados: Caio Lacerda, Diego Guapo e Ricardo Cardoso

– Caio Lacerda é formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta, pós-graduado em Marketing Esportivo e executivo com mais de 13 anos de experiência no mercado. Atualmente, é executivo de Marketing e Negócios do Santos Futebol Clube, liderando todo o departamento em projetos de expansão comercial, gestão de patrocinadores e criação de novas plataformas de engajamento com torcedores.

– Diego Guapo é formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta e pós-graduado em Marketing Esportivo. No Santos F.C., atualmente é Head de Marketing, onde tem a

função de liderar tudo que impacta na imagem institucional do clube, para o mercado e para o torcedor. Também está à frente de projetos, eventos e branding.

– Ricardo Cardoso é formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta, em 2014, e atualmente é Head de Conteúdo do Santos FC, clube onde trabalha desde 2013 e foi o responsável pela formação e crescimento da atual equipe de redes sociais, presente em sete redes diferentes: Facebook, Instagram, YouTube, X, Threads, TikTok e Kwai.

Mediadores: Profs. Kátia Locatelli, Nara Assunção e Robson Bastos

 

17/09 (quarta-feira)

9h– Sala: M428

Bate-papo: Equipe de Redes Sociais e Marketing do Santos Futebol Clube

Convidados: Caio Lacerda, Diego Guapo e Ricardo Cardoso

 

19h30 – Local: Auditório Bloco E – 4º andar

Tema: O Papel do Design na Comunicação. A beleza apenas não basta.

Convidado: Carlos Neri

– Artista gráfico, começou sua carreira nos anos 70 e viveu todas as mudanças da editoração e do jornalismo impresso, da diagramação com composição até o sistema de publishing e versão digital, do CYMK ao RGB. Criou vários projetos gráficos, entre eles a revista Época numa parceria com a revista alemã Focus. Seu último cargo foi na Veja, durante 15 anos até 2014, como Diretor de Arte com mais de 1000 capas publicadas.

 

18/09 (quinta-feira)

9h – Sala: M428

Oficina 1: Dos Relatos de Vida ao Storyboard: O Uso dos Quadrinhos no Jornalismo e na Publicidade

Convidada: Daniela Marino

– Pesquisadora de histórias em quadrinhos, mestre em comunicação e doutora em Ciência da Informação. É uma das organizadoras do livro Mulheres e Quadrinhos, ganhador de dois troféus HQMIX, publicado pela editora Skript.

 

10h – Sala: M321

Oficina 2: Maquiagem Artística

Convidada: Drika Lucena

– Professora universitária nos cursos de Comunicação e Moda, leciona as disciplinas Histórias da Arte, da Moda e do Design, Estética, Linguagem Visual, Criação Publicitária, Design Cenográfico e de Meio Ambiente, Estudo de Tendências, Criatividade e Inovação, e Branding. Publicitária, artista plástica e pós-graduada em Criação Visual e Multimídia, é figurinista, cenógrafa e especialista em body art e maquiagem artística e de efeitos, também atuando como redatora publicitária. É pesquisadora em História da Arte, Estética na Comunicação, Cultura Brasileira e Festas Populares, com ênfase em Carnaval. Participa ativamente de júris em eventos de arte e estética, ministra cursos, workshop e palestras em suas diversas áreas de conhecimento.

OBSERVAÇÃO: Quem participar desta oficina deve trazer os seguintes materiais: algodão, cola branca escolar, batom vermelho, sombras opacas (tons de marrom, vinho, roxo e preto), 2 palitos de dente e lenço umedecido.

 

19h30 – Local: Auditório Bloco E – 4º andar

Tema: CRIATIVIDADE S.A. – Histórias e Processos de um Criativo no Mundo Corporativo

Convidado: Marcel Cholby

– Formado em Publicidade pela Unisanta, é um criativo com mais de 20 anos de experiência, atuando nas áreas de marketing e design gráfico. Foi pioneiro no Brasil ao inserir o conceito de Branding Ambiental (Office Branding) dentro de estúdios de arquitetura, contribuindo com grandes marcas nacionais e internacionais. Seus projetos incluem marcas como Burger King Brasil, Magalu, Unilever, CNA, Google SP, Cidade Center Norte. Ganhou o Paris Design Awards 2024 pelo seu projeto da Citrosuco e o BDA pelo projeto do Campus Belas Artes Cidade Jardim.

 

19/09 (sexta-feira)

19h – Local: Consistório Bloco M – Térreo

– Atividades Culturais promovidas pelo Diretório Acadêmico