A revitalização de uma horta comunitária e a construção da praça na área interna do Colégio Ayrton Senna, em São Mateus do Maranhão, foram duas entre diversas atividades a cargo de professores e alunos da Universidade Santa Cecília, que participaram do projeto Rondon, em janeiro e parte de fevereiro deste ano.

A equipe da Unisanta retornou dia 3 de fevereiro daquela cidade. Inicialmente, na área externa do colégio, local de entrada dos alunos, havia  cinco canteiros e 12 pneus destinados à plantação de sementes.

Foram feitas a manutenção dos canteiros e plantadas sementes de espécies próprias para alimentação humana, como: rúcula, alface, couve, salsa, coentro, pimentão e cenoura. Cerca de dez pneus ficaram pintados e prontos para novas plantações.

Na parte interna do colégio, local onde foi construída a praça, foram plantadas oito mudas de uma espécie bastante conhecida na região chamada nim indiano.

Houve apoio das Secretarias do Meio Ambiente e de Agricultura de São Matheus do Maranhão, que cederam todo o material necessário. Durante toda a execução do trabalho houve a participação do corpo administrativo e de diversos alunos do colégio.

Segundo os acadêmicos Leandro Bezerra, de Ciências Biológicas e Lucas Rosolini, de Engenharia Civil, sem a ajuda das crianças não seria possível a concretização desses projetos.

Participaram das atividades equipes da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Projeto Rondon – Operação Jenipapo

Oito alunos e dois professores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) embarcaram dia 16/1 para essa missão especial. Eles foram selecionados para participar do Projeto Rondon – Operação Jenipapo/2015 e realizaram ações de 16 de janeiro a 3 de fevereiro no município de São Mateus do Maranhão / MA.

Desde o início do primeiro semestre de 2014 os estudantes realizaram reuniões para identificar as carências dos moradores e planejar atividades que pudessem colaborar com o desenvolvimento da comunidade local.

Coordenados pelos professores Celso Volpe e Daniel Siquieroli, participaram os alunos Aline Tavares (Jornalismo), Isadora Vidal (Odontologia), Juliana de Campos (Engenharia de Petróleo), Leandro Bezerra (Ciências Biológicas), Lucas Rosolini (Engenharia Civil), Marcelo Rodrigues (Direito), Regina Coeli (Ciências Biológicas) e Rodrigo Fascini (Engenheira Elétrica).

Rondon – O Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.