Um instrumento musical chamado “harpa Laser”, com comportamento simulado através de feixes de luz é um dos mais recentes trabalhos de alunos da disciplina Programação Avançada, ministrada pelo professor Paulo Roberto Schroeder de Souza, do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Santa Cecília (Unisanta). .

Cada corda é responsável pela emissão de uma nota musical diferente, reproduzida através de um alto-falante. Desenvolvido pelos estudantes Fabiane Higa Fagundes Rafael Leal Kohatsu e Yuri Silva Cruz Storino, o projeto contou ainda com a participação e orientação dos professores Raquel Galhardo de Carvalho Lopes e Fernando José Cesilio Branquinho.

O projeto foi desenvolvido de forma modular, onde cada circuito foi produzido e testado separadamente e, posteriormente, integrado para o correto funcionamento do projeto, facilitando a localização de falhas durante os testes. Envolvendo desafios relacionados às áreas de software e hardware, como, por exemplo, o perfeito alinhamento dos feixes de laser com seus receptores, o projeto envolveu ainda pesquisas sobre acoplamento óptico, conversão digital/analógica e fototransistores.

Com circuitos inicialmente simulados através do programa Proteus e com testes posteriores executados através de uma placa de ensaio (protoboard), os alunos chegaram à confecção das placas de circuito impresso propriamente ditas através do mesmo programa Proteus. Os testes dos circuitos de emissão e recepção deram lugar ao desenvolvimento da etapa do software responsável pelas diferentes notas musicais emitidas pelo instrumento, assim como o módulo de alimentação adequado aos circuitos da “harpa”, cujos diferentes componentes foram dispostos em uma estrutura acrílica também confeccionada pelos estudantes.