A edição especial da revista periodicos.unisanta.br será apresentada oficialmente nesta quinta-feira (29/10), no Mendes Convention Center

Para assinalar o 66º Congresso Nacional de Botânica, que estará sendo realizado até dia 30 no Mendes Convention Center, em Santos, a Unisanta apresentará nesta quinta-feira, às 18h30, uma edição especial de sua revista científica BioSciense, contendo informações de 117 herbários científicos de diversos estados brasileiros.

Entre os herbários, estão os do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, do Amapá, Mato Grosso, Pará, Bahia, Tocantins, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Muitos desses estados participam com o acervo de diversas cidades.

Em 400 páginas, a revista científica da Unisanta mostra em detalhes a rica e variada biodiversidade vegetal brasileira, desde as matas da Amazônia à catinga do norte e restinga do litoral. A organização é dos biólogos Zélia Rodrigues de Mello e Paulo Salles Penteado Sampaio, curadores do Herbário Científico da Universidade Santa Cecília.

Os Herbários Científicos registram, catalogam e estudam a vegetação, além de ajudar a comunidade na identificação precisa das plantas. Em 2014, o Herbário da Unisanta foi integrado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).

O Herbário é um conjunto de plantas preservadas que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo. Todo o trabalho científico que, de alguma forma, envolva plantas, precisa ter um material comprobatório depositado em um herbário. Na Unisanta, o local é utilizado para pesquisas botânicas das Faculdades de Ciências Biológicas e de Farmácia, e também da Pós-Graduação e Mestrado em Ecologia.

Referência de estudos

A Unisanta é referência em estudos botânicos ligados à vegetação do litoral de São Paulo. Seu Herbário Científico tem mais de oito mil espécies. Está registrado no site da Global Biodiversity Information Facility (GBIF), um Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade. O GBIF é uma organização intergovernamental criada em 2001 para facilitar a partilha e acesso, de forma livre e gratuita, de dados de biodiversidade.

O HUSC possui atualmente 8.131 exsicatas tombadas, com 60% informatizadas, entre macroalgas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As famílias com maior número de exemplares são aquelas mais representativas do Bioma Mata Atlântica.

O Herbário também é itinerante e mostra o conhecimento científico à população através de exposições botânicas e palestras em eventos relacionados ao meio ambiente. As coletas representam esforços em diferentes pesquisas de levantamento florísticos e análises ecológicas, destacando a região do litoral do estado de São Paulo.

As amostras de plantas são guardadas na forma de exsicatas, que são fragmentos ou exemplares vegetais dessecados e prensados, acompanhados de uma ou demais etiquetas.

Acesse a edição especial da revista BioSciense

SERVIÇO Vol 4, No 6 (2015) – REVISTA BIOSCIENSE UNISANTA
Edição Especial Herbários do Brasil – 66º Congresso Nacional de Botânica published by: UNISANTA

Dia: 29/10/15