Na manhã desta sexta-feira, 6/12, o Complexo Educacional Santa Cecília recebeu a visita do único representante brasileiro do Comitê Olímpico do Japão, Luiz Antônio Takasaki. A visita foi uma intermediação do Instituto Social de Educação Esportiva (ISEE), que já mantém uma longa parceria com a Unisanta.

O presidente do ISEE, Osvaldo José Assis Pinheiro, acredita no potencial da Unisanta como sede do Comitê Olímpico do Japão. “Além de toda a infraestrutura que o Complexo oferece, destaco a importância da história da Unisanta com o esporte. Atualmente é um dos maiores centros de referência esportiva, tanto para atletas de ponta, como na iniciativa das categorias de base. Vamos torcer para que o comitê japonês escolha a Unisanta, o que vai trazer ainda mais destaque no cenário internacional esportivo para a Instituição e para nossa Região”, disse Pinheiro.

Durante a visita Takasaki foi recebido pelo pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, que lembrou de diversas histórias entre a Unisanta e outros grandes nomes do esporte japonês.

“É um prazer receber o Takasaki e deixar à disposição toda a nossa infraestrutura para o Comitê Olímpico Japonês. Nossa relação com o esporte do Japão sempre foi muito importante. Em 1986, ano em que meu pai, Dr. Milton Teixeira, como presidente do Santos F.C. contratou o atacante Kazuyoshi Miura, o Kazu, já acreditávamos no potencial desses atletas, até mesmo no futebol, categoria esportiva que, na época, ainda estava iniciando naquele País”, contou Teixeira.

Takasaki nasceu em São Paulo, se formou como jornalista no Brasil, mas morou nos últimos 25 anos no Japão. Foi para o país de origem de seus descendentes para ajudar na profissionalização do futebol e exigiu a contratação do jogador Zico, que por lá fez uma grande carreira e elevou o nível do futebol naquela nação.

Como representante do Comitê Olímpico do Japão, Takasaki está visitando diversas instalações no Brasil, com a finalidade de sugerir o melhor local de treinamento, principalmente, nas modalidades de futebol, futsal, basquete e vôlei. Aqui na Unisanta, conheceu o potencial técnico e estrutural também para a equipe de natação.

“Acredito no potencial do Estado de São Paulo para trazer diversas equipes do Japão, pois além de ser o meu estado de origem e eu conhecer grande parte das diversidades das cidades e regiões, é o que mais tem estrutura para receber atletas de níveis olímpicos, como os japoneses”, explicou Takasaki.

O representante do Comitê Japonês evidenciou o potencial da nossa região na decisão final. “A Baixada Santista é um das regiões de maior interesse do comitê, pois além de se assemelhar com o ambiente das Olimpíadas no Rio de Janeiro, se assemelha também com o Japão, por estar no mesmo nível do mar, facilitando assim, o treinamento dos atletas e até evitando possíveis contusões”, finalizou.

Participaram também da visita na Unisanta o superintendente administrativo e financeiro do ISEE, Gilberto Mussi de Carvalho; o diretor e o coordenador da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta, João Barros e Nicolau Teixeira, respectivamente. Além dos coordenadores dos departamentos esportivos da Unisanta, Rosa do Carmo, Milton José Ribeiro e José Luiz Óca.