José Roberto Chiarella falará na próxima quinta-feira (dia 13), no Consistório da Unisanta sobre questões de interesse dos profissionais da educação, principalmente sobre os cuidados que devem ser tomados ao acessar a rede mundial de computadores

O especialista em Direito Digital da RCA Advogados, José Roberto Chiarella, ministrará nesta quinta-feira (dia 13), a partir das 9h30, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a palestra “Direito Digital e das Telecomunicações – você utiliza a Internet de forma correta”, evento direcionado aos educadores pedagógicos vinculados ao Proler/BS (Programa Nacional de Incentivo à Leitura — Baixada Santista/Unisanta).

Chiarella pretende alertar os professores sobre como se prevenirem contra os crimes cibernéticos. “Queremos mostrar que, com o devido cuidado, eles podem utilizar um vasto conteúdo da internet, sem ter problemas pessoais ou até mesmo com a justiça”, explica o advogado. Toda a palestra possui embasamento de uma pesquisa recente intitulada “Tic Kids Online” (do Comitê Gestor de Internet do Brasil). “Essa pesquisa fala sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no nosso país”, explica o especialista.

O “Tic Kids Online” mostra, por exemplo, quantas horas os jovens e crianças passam em frente ao computador por semana, quais atividades exercem quando estão online e também a qual classe social pertencem. “A nossa abrangência é superficial porque a pesquisa é muito complexa. Mesmo assim, já podemos ter uma noção do perfil de quem acessa a internet, o que faz e quando faz”.

Conteúdo

Durante a palestra o especialista utiliza três formas diferentes de abordagem. Primeiro, especificamente para a conscientização dos jovens, ele explica o que é a internet, depois aborda a questão da vigilância por parte dos pais sobre a utilização da internet pelos filhos e, por fim, encerra com a explicação sobre o valor do conhecimento sobre o tema pelos professores, proporcionando maior conforto na administração do assunto em sala de aula.

Ainda durante a exposição do conteúdo, o advogado mostra as questões negativas da utilização indevida da internet, porém sinaliza não ser necessário deixar de usar essa ferramenta de comunicação, contudo,  utilizá-la com cautela. Outro ponto interessante da palestra acontece quando o especialista apresenta um vídeo famoso da internet que exemplifica bem o perigo que as pessoas correm ao divulgar informações na rede. “O material mostra exatamente porque devemos tomar cuidado com o que publicamos na internet”, pondera Chiarella.

China x Estados Unidos

O jeito mais fácil de uma pessoa invadir um computador é por meio de um e-mail ou das redes sociais. Tanto um quanto o outro são muito utilizados atualmente e, por isso, o especialista alerta os jovens e os pais sobre os cuidados necessários para que pessoas mal-intencionadas não roubem dados nem divulguem informações pessoais na rede mundial de computadores.

O exemplo mais recente foi a invasão da China nos computadores de empresas dos Estados Unidos para roubar informações sigilosas. O método utilizado pelos chineses foi simples: um e-mail foi enviado para as empresas marcando uma reunião. No campo do remetente aparecia o nome de um funcionário da própria empresa. No final do e-mail, havia uma orientação para clicar em um link e ver um arquivo em PDF, tipo de extensão, com os tópicos que seriam abordados na reunião. Ao clicar naquele link, o usuário deixou o computador aberto para os hackers chineses. Nesse caso o usuário deveria ter se atentado ao endereço do remetente.

“Casos como esse acontecem diariamente com milhares de pessoas pelo mundo. E as pessoas precisam ‘acordar’ para essa perigosa realidade. A legislação brasileira ainda engatinha no sentido de proteger o cidadão contra crimes cibernéticos. Contudo, algumas ações já estão sendo tomadas e o marco regulatório deverá ajudar na defesa e proteção dos internautas”, revela Chiarella.

Fonte e fotos: E5 Comunicação