Curso tem alunos de destaque no mercado de trabalho, incluindo o secretário de Saúde de Santos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Santa Cecília – Unisanta oferece cursos em diversos âmbitos do conhecimento, sendo um deles o Mestrado em Direito da Saúde: Dimensões Individuais e Coletivas, responsável pela retomada da discussão e reflexão crítica do planejamento da saúde. A partir deste ano, o Mestrado em Direito terá nova área de concentração: Direito Portuário e Marítimo.

Destaques no mercado de trabalho – O advogado e atual secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, é um dos mestrandos em Direito da Saúde da Unisanta. Pós-graduado em Direito Constitucional e Administrativo, Lopez atua desde 2005 exercendo diversas funções públicas de direção. Já foi Diretor Regional do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) e secretário municipal nas prefeituras de São Vicente e de São Sebastião, além de chefe de Departamento na Prefeitura de Santos.

Outro destaque é o do professor universitário e consultor empresarial na área médica, portuária, aeroportuária, entre outras, Julio César Raymundo. Graduado em Administração (Unisanta) e em Direito, o profissional possui mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, com tese focada em análise de risco portuária.

Para Raymundo, os principais benefícios deste mestrado na Unisanta são “desenvolver projetos práticos para o mercado e a inovação pela pesquisa acadêmica, criando a sinergia entre os entes acadêmicos, corporativos, sociedade e governo, gerando uma entrega de valor para toda a sociedade”.

Sobre o Mestrado – Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, o curso tem como objetivo possibilitar ao graduado, em nível superior, condições de desenvolver estudos científicos que demonstrem o domínio dos conceitos e métodos essenciais. O mestrado prepara o aluno para atuar na docência, na pesquisa e como profissional especializado na área.

O Programa contribui para a solução dos problemas da saúde no Brasil, por meio da formação de profissionais capazes de compreender o fenômeno social e intervir na realidade. É voltado especialmente aos graduados em direito que atuam profissionalmente nas áreas da saúde humana, ambiental e do trabalho ou àqueles que queiram aperfeiçoar-se na área.

Direito Portuário e Marítimo – A área de concentração em Direito Portuário e Marítimo é um campo especializado que analisa as complexidades legais das atividades portuárias e marítimas, abrangendo temas como legislação internacional, comércio, regulamentação portuária, direito do trabalho portuário, direito ambiental e resolução de conflitos.

Durante o estudo, os mestrandos irão desenvolver uma compreensão crítica das políticas e legislações que regem o setor, enfrentando desafios como a modernização da infraestrutura portuária, sustentabilidade ambiental e segurança das operações marítimas. Esse conhecimento é essencial para otimizar as operações e integrar os portos nas cadeias globais de suprimento, fortalecendo o comércio internacional.