Professores e alunos do Mestrado de Ecologia apresentam pesquisa na Austrália

283

O estudo é sobre a caracterização e quantificação de resíduos sólidos encontrados na faixa de maré nas praias de Santos. O encontro começou nesta segunda-feira (3) e irá até o dia 6/9.

Alunos do Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentaram,  nesta segunda-feira (3), a apresentação de um trabalho na ELSEVIER – ECSA 57: Changing estuaries, coasts and shelf systems – Diverse threats and opportunities, em Pan Pacific Perth, na Austrália.

O tema é sobre o problema de deposição de lixo descartado inadequadamente nas praias de Santos, intensificado pelo movimento natural das marés. Entre os materiais poluidores, encontrados pelos pesquisadores principalmente na maré baixa, havia plásticos, considerados uma das maiores ameaças aos oceanos.

O trabalho “Deposition of solid intertidal wastes at the beach of Santos – SP, Brazil”  tem como orientador o Dr. Walter Barrella, e foi realizado pelos alunos Amanda Aparecida Carminatto; Carlos Matuck; Edineia Farraboti; Fabiola Andrea Chofard Adami; Janaina Alves Klein e Maria das Graças Freitas dos Santos, durante a disciplina Ecologia Aplicada, ministrada pelo professor.

Esse estudo tem a finalidade de contribuir para as práticas preventivas destinadas à conservação ambiental. O grupo se reuniu para fazer um trabalho, até então inédito, da amostragem de toda a extensão das praias de Santos em dois momentos, um na maré baixa e outro na maré alta.

Durante esse processo, foi constatado que a maior quantidade de resíduos é depositada na maré baixa, sendo o plástico o resíduo mais abundante, resultando em um impacto negativo na sustentabilidade dos recursos costeiros e marinhos.

A sugestão dos pesquisadores é conscientizar a população para o descarte adequado do lixo, contribuindo assim para que se forme um cidadão mais comprometido com o bem-estar social.

A conferência internacional discute a estrutura e funcionamento dos estuários e mares que estão mudando devido a diversos fatores, em escalas locais a globais.

O objetivo do encontro no Pan Pacific Perth, na Austrália, é criar novas formas de pensar, visando ao desenvolvimento científico, à tecnologia inovadora, à integração mais efetiva da ciência e da administração, para solucionar os problemas encontrados.

Os estudantes embarcaram no dia 30 de agosto com retorno previsto para 14 de setembro. O estudo foi publicado na Unisanta BioScience, porém novos dados foram coletados, permitindo uma comparação sazonal da quantidade e do tipo de lixo encontrado nas praias.