O arquiteto ministrou palestra durante a Semana de Arquitetura da Unisanta, no dia 29/8,  sobre a tecnologia inovadora BIM sobre modelos integrados. O sistema funciona como  se fosse uma maquete eletrônica,  onde é possível trabalhar, simultaneamente,  o mesmo projeto com modelos da estrutura, instalações elétricas e hidráulicas e de paisagismo, entre outras, evitando possíveis erros.

por Laura Sargo, estágio acadêmico

Bruno Del Mazza, formado pela Universidade em Arquitetura e Urbanismo , atualmente trabalha na  Teixeira Duarte S.A., empresa portuguesa  com sede em Lisboa. Nela, é preparador de obras, uma função europeia da área da arquitetura que visa tornar os projetos mais claros para o pessoal de campo.  Com isso, é responsável pelo acompanhamento de obras, controle de projetos, elaboração de análise crítica e da documentação de aprovação de materiais  e projetos de preparação.

Ao mudar-se para São Paulo, teve contato com a metodologia BIM de modelos integrados, que é como se fosse uma maquete eletrônica onde se consegue trabalhar, simultaneamente,  o mesmo projeto com modelos da estrutura, instalações elétricas e hidráulicas e de paisagismo, entre outras, visando eliminar ou diminuir erros causados por incompatibilidade de projeto.

Explica que, apesar da tecnologia BIM ser uma inovação e auxiliar até mesmo para que o projetista cumpra os prazos e faça o orçamento completo, estabelecendo materiais e fabricantes, a maioria dos profissionais da área ainda não aderiram completamente ao  sistema. Bruno  colaborou para que a ferramenta fosse implementada na Grafisa e continua a trabalhar com ela em sua empresa atual.

Na Grafisa,  trabalhou como coordenador de personalização e coordenador de projetos. Desenvolvia projetos e seus orçamentos, trabalhando em obras de Santos a Salvador. Nessa empresa, Bruno pôde somar o conhecimento que já possuía com a nova experiência em campo.

Estágio

O arquiteto foi responsável pela elaboração do mascote da Atlética do curso. No terceiro ano da  Faculdade, ele fez estágio no escritório de Francisco José Carol, na época coordenador e posteriormente diretor do curso. Após formado, Bruno permaneceu no escritório como arquiteto, o que lhe rendeu o conhecimento em projetos que lhe ajudaram a se destacar e crescer nas empresas.