Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília , UNISANTA, Andréa Ribeiro Gomes e Luiz Antônio de Paula Nunes, receberam recentemente o título de doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – FAU.

“Habitação: Muito mais que uma Moradia”

Com o título “Habitação: Muito mais que uma Moradia”, na área de Estruturas Ambientais Urbanas, a arquiteta Andréa Gomes, sob a orientação do professor dr. Khaled Ghoubar, defendeu em sua tese o desenho arquitetônico e urbano como um processo participativo fundamental para as soluções mais adequadas às habitações em áreas de favelas.
Como estudo de caso, foi apresentado o projeto de urbanização da maior favela em Santos, a do Dique da Vila Gilda, que é também a maior intervenção em favelas em execução pela Companhia de Habitação da Baixada Santista.
Andréa acredita que o arquiteto-urbanista dispõe do desenho como sua principal ferramenta de discussão e proposição de espaços. “Inúmeros projetos de habitação popular hoje se encontram abandonados, mostrando o grande desperdício de capital público e frustração popular.”, justifica Andréa.

“A construção da esfera pública no planejamento urbano. Um percurso histórico: Santos, 1945 – 2000”

O arquiteto Luiz Nunes defendeu sua tese sob o título: “A construção da esfera pública no planejamento urbano. Um percurso histórico: Santos, 1945 – 2000”.
A tese do professor Nunes revela o percurso histórico do planejamento urbano, analisando o processo de construção e institucionalização dos espaços onde ocorreram os debates sobre o planejamento urbano, desde a comissão do plano da cidade, em 1948, até a formação do atual Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano – CMDU em 1999, e como eles influenciaram na formulação de propostas de intervenção e na elaboração da legislação urbanística de Santos, relacionando assim o processo de planejamento da cidade com o processo político.
O objetivo do trabalho é o estudo do processo de participação da sociedade civil no planejamento urbano no período entre 1945 e 2000.
A cidade de Santos foi apresentada como estudo de caso para exemplificar e responder a algumas das indagações sobre esse processo. O foco central da análise está na construção e institucionalização de espaços políticos, como comissões e conselhos, onde ocorreram debates para formulação de propostas de intervenção e elaboração de legislação urbanística.