A coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas e professora da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Alexandra F. P. Sampaio, foi eleita coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Usos Múltiplos da Baixada Santista.

A câmara foi criada em 2008 e é constituída por seis representantes titulares e seis suplentes de cada segmento, Estado, municípios e sociedade civil, sendo o fórum, responsável pela gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

Outra conquista é, que, após dez anos de discussão, a Prefeitura de Santos aprovou a lei que institui o Fundo Municipal de Meio Ambiente, para custeio de projetos na área ambiental, da qual Alexandra faz parte desde o mês de maio.

“Até o final do ano, o comitê tem um longo e árduo trabalho, pois como foi instituída recentemente a cobrança pelo uso da água, os recursos oriundos desta cobrança irão no mínimo triplicar os recursos disponíveis para custeio de projetos no próximo ano. Desta forma, será necessário priorizar a aplicação destes recursos compatibilizando-os às necessidades das bacias hidrográficas da nossa região e, neste sentido, a participação da Universidade com suas pesquisas e conhecimento técnico da região é de grande importância”, diz a coordenadora.