O professor de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Iberê Martins da Silva, foi convidado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) para palestrar aos alunos do curso, no próximo dia 25, no Campus Dom Bosco de Americana.

O tema será: “Viadutos no Lote 4 do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas”. O Fórum terá uma semana dedicada à realização de palestras, minicursos e exposição de atividades acadêmicas desenvolvidas pelos alunos de Engenharia Civil.

O evento tem como objetivo proporcionar aos discentes do curso de Engenharia Civil daquela universidade a possibilidade de fazer o paralelo entre os conceitos e teorias vistos em sala de aula, além das novidades e tendências do mercado de trabalho.

Destaque no País

Ex-aluno do curso de Engenharia Civil da Unisanta, sua trajetória de sucesso na área teve início quando Ibere ainda era recém-formado. Com apenas 25 anos, conquistou a nota mais alta de Engenharia Civil, em todo o País, obtida no Exame Nacional de Cursos (Provão), em 1998. O ex-aluno da Unisanta conseguiu 98,5 de pontuação, para o máximo de 100 pontos. No Brasil, a média individual nos cursos de Engenharia Civil ficou em torno de 28 pontos e, em São Paulo, 31,5. Foram 5.308 alunos que prestaram a mesma prova, em todo o País.

Para ele, a formação em Engenharia Civil fez parte da sua transição do menino sonhador para o profissional com resultados. “A principal contribuição da Unisanta foi propiciar-me o contato com um corpo docente selecionado e especial, do qual tirei várias lições e aprendi a imitar no que julgava apropriado. Vários dos meus ex-professores tornaram-se amigos dentro e fora da profissão”, afirma.

Após terminar o mestrado na área de Estruturas, na EPUSP, foi convidado para ingressar na Outec Engenharia, onde ficou por seis anos em contato com projetos desafiadores. Entre os principais empreendimentos desenvolvidos neste período estão: a ponte Brasil-Peru na Rodovia Interoceânica e a Interseção do Complexo Jacu-Pessego com a Rodovia Ayrton Senna, em São Paulo.

Em seguida, trabalhou com obras industriais de celulose e petroquímica na Conestoga, Rovers & Associados Engenharia. Na sequência, voltou a Santos e montou um escritório de projetos. Além de atuar na elaboração de laudos e avaliações, trabalhando como consultor para o IPT e para ex-alunos no Vistoria.Final e na Fecap Telecomunicações.

Iberê também se destaca na área acadêmica. Ele já ministrou diversas aulas no curso de Engenharia Civil da Unisanta, na área de Estruturas, e hoje é responsável pelas cadeiras de Pontes e Grandes Estruturas. Participa também da comissão de estudos para revisão da norma brasileira ANBT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto.