O estudo dos prédios em desaprumo na orla da praia de Santos, elaborado pelos professores Orlando Carlos B. Damin e Nilene Janini de Oliveira Seixas,  da Faculdade de Engenharia Civil da Unisanta e executado pela Prefeitura Municipal de Santos, foi apresentado aos síndicos de 65 prédios da orla com inclinação superior a 50 cm. Participaram da reunião  representantes da Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), no auditório do Banco do Brasil (bairro do Centro), no dia 8/08.

A ação integra o Pisa (Programa dos Prédios Inclinados de Santos) e teve como objetivo tirar dúvidas e orientar sobre a obrigatoriedade da apresentação de Laudo de análise de segurança estrutural dos edifícios.

O secretário de Infraestrutura e Edificações (SIEDI), Ângelo José da Costa Filho, explicou que os representantes dos imóveis deverão apresentar à prefeitura um plano de trabalho do profissional contratado, informando quanto tempo será preciso para realizar o estudo. “Precisamos saber o que está acontecendo nas estruturas dos imóveis”, disse o secretário.

Os participantes conheceram detalhes históricos da inclinação dos edifícios e do levantamento realizado em 651 edifícios, nas 49 quadras da orla de Santos, por meio da apresentação do engenheiro Orlando Damin, da Seção de Inspeção de Estruturas (SEINE).

Todos os representantes dos prédios foram convidados previamente ao encontro e notificados sobre a necessidade do parecer técnico. Também receberam laudos técnicos individuais, elaborados pela prefeitura, contendo: dados dos imóveis, profissionais que atuaram na construção e projetos do edifício, manifestações patológicas, descrição da metodologia utilizada, bem como os critérios elaborados para medição do desaprumo.

Os professores explicaram que o projeto foi iniciado em 2004 com quatro  alunos de engenharia civil da Unisanta, contratados como estagiários da Prefeitura Municipal de Santos. Os alunos atuaram nos laboratórios da Unisanta sob supervisão da professora Me. Nilene Janini, elaborando desenhos digitalizados das quadras e das projeções dos edifícios.

Na prefeitura os estagiários foram orientados pelo professor Me. Orlando Damin em relação às técnicas de medição de desaprumo, custos de cada técnica e na elaboração de planilhas de controle das características de cada edificação. Ao final de 2004 foi elaborado o estudo para identificação das edificações em desaprumo na orla de Santos.

Uma das alunas do projeto, Marianna Silva Dias, obteve o título de mestre em engenharia com o tema “Análise do comportamento de edifícios apoiados em fundação direta no bairro da Ponta da Praia na cidade de Santos”. Na dissertação, ela desenvolveu a readaptação do perfil geotécnico da orla de Santos (prevista para ser desenvolvida no estudo dos prédios em desaprumo).

O projeto prosseguiu, com técnicos da SIEDI, que executaram as medições dos desaprumos de todos os edifícios, estimativa de população envolvida no estudo, desenvolvimento de aplicativos para cálculo e conferência de resultados, bem como a elaboração dos laudos técnicos conclusivos e concluídos ao final de 2012. No início de 2013 foram definidas a estratégia de atuação e desenvolvimento de material explicativo sobre o projeto, bem como a distribuição do material aos 65 edifícios que apresentam maiores desaprumos.