A reportagem ocupou uma página do jornal de domingo.

O professor do Mestrado de Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Camilo Seabra,  descobriu substâncias derivadas de medicamentos e de cocaína na água da Baía de Santos, por meio do sistema de esgotos, que leva resíduos para o oceano. Foi quantificada a concentração de sete substâncias e, entre os fármacos mais presentes, estão os anti-inflamatórios e os anti-depressivos, além da cocaína.

A existência dessas drogas no mar pode ser um alerta para o descarte inadequado e o consumo exagerado de drogas lícitas e ilícitas pela população da Cidade e de São Vicente, além do fato de que as substâncias não estão sendo eliminadas no tratamento do esgoto doméstico.

Para a pesquisa ser feita, o professor Seabra teve ajuda de docentes da Unisanta e Unifesp; colaboradores da Unesp- São Vicente, além do auxílio financeiro do CNPq e da Fapesp.

“O foco da nossa pesquisa era sobre fármacos. Mas, ao verificamos também a presença de cocaína, as análises revelaram a existência da droga e do metabólito benzoilecgonina, que é a cocaína transformada pelo fígado”, afirma o professor.

atribuna-2

Segundo ele, a concentração de benzoilecgonina nas águas próximas à dispersão de emissário é um indício de que a droga entra no sistema de esgoto via excreções humanas.

As coletas foram feitas a 4,5 quilômetros da praia – na superfície e no fundo da baía, a apenas oito metros de profundidade. “As pessoas têm uma falsa impressão de que o esgoto está sendo lançado em alto mar, quando a nossa baía é muito rasa e pouco dinâmica”.

O destaque da matéria está na página A-7, em Cidades, na A Tribuna de domingo.