O engenheiro e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Aureo Pasqualeto Figueiredo, foi convidado a participar da audiência pública do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), sobre a crescente “invasão” de engenheiros estrangeiros e empresas de engenharia estrangeiras no Brasil.
Figueiredo representou a Unisanta na audiência pública no dia 9/4, no Plenário nº 12 do anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília. O engenheiro coordena a Comissão Especial para o Exercício Profissional de Engenharia e Agronomia do profissional diplomado no Exterior, do CREA -SP. O convite para essa participação “é mais uma vitória que projeta a Unisanta em temas relevantes para o País”, declara Figueiredo.
A iniciativa do CREA-SP teve parceria do Sindicato Nacional das Empresas da Arquitetura e Engenharia Consultiva – Sinaenco. Também participaram da Audiência Pública autoridades do Confea, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e do Ministério do Trabalho.
“Vivemos uma onda crescente de autorizações de trabalho para estrangeiros. A grande maioria desses profissionais possui nível superior completo e técnico. São Paulo é o estado que mais absorve esses profissionais, que estão entrando nas áreas em que a atividade econômica é mais intensa”, informa o engenheiro Francisco Kurimori, presidente do Crea – SP, mencionando o trabalho em prol das profissões do Sistema Confea/Crea.