A saudosa professora Nilza Maria Pirilo Teixeira, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, recebeu homenagem post mortem no grau de Grã-Cruz, o mais alto dos títulos honoríficos, nesta sexta-feira (16), com a entrega das medalhas da Ordem Nacional do Mérito Educativo em Brasília, DF. A honraria existe desde 1955 e tem a finalidade de agraciar personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação.

As medalhas possuem cinco graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. A Ordem compreende um quadro efetivo e outro especial, sendo o primeiro destinado às personalidades nacionais e o segundo, às estrangeiras. Todas são realizadas por decreto do presidente da República, mediante proposta do ministro da Educação, depois de parecer favorável do Conselho da Ordem, conforme o Decreto n.º 4.797, de 2003, modificador do Decreto n.º 38.162, de 1955, que criou a condecoração. (Fonte: Portal MEC)

No evento, a Família Teixeira e a Unisanta foram representadas pela reitora, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, e presidente da Instituição, Lúcia Teixeira.

Também estavam presentes Victor Godoy, Ministro da Educação; Paulo Alvim, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; André Mendonça, Ministro do STF; Wagner Rosário, Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) e José Barreto, Secretário Executivo do MEC.

Sua história – Nilza Teixeira (20/5/1929 – 15/11/2022) foi grande educadora, responsável pela formação de milhares de gerações. Exemplo de mulher, de coragem, de abnegação em prol dos excluídos, dedicou sua vida a ensinar e compartilhar conhecimentos e entusiasmos.

Com a professora Nilza e seu marido, o professor Dr. Milton Teixeira, nasceram as raízes do Complexo Educacional Santa Cecília. Poucas mulheres concordariam em vender a casa para se lançar a um desafio: comprar uma escola com apenas 26 estudantes, que estava fechando. Esse desprendimento e coragem resultaram no que hoje se afigura uma façanha: os 26 estudantes se transformaram em mais de 20 mil e a escola primária deu origem ao Colégio e à Universidade Santa Cecília, instituição respeitada nacional e internacionalmente.

Nascida no Rio de Janeiro, Nilza se formou no curso normal e aprimorou-se em cursos de especialização na área da Educação.

Educação – Em 1961, ela e o marido venderam sua casa e transportaram tudo o que tinham lá – seus livros, o piano, a vitrola e até a roseira para uma escola que compraram no bairro do Macuco, na Av. Rodrigues Alves, número 332, com classes de 1.ª a 4.ª série do ensino primário. Tiveram o apoio da irmã de Nilza, Emília Maria Pirilo, que foi a primeira diretora da escola.

Outro momento marcante na trajetória de Nilza foi quando adquiriu o Colégio Monte Serrat, na Rua Oswaldo Cruz, número 266. A piscina, antes destinada à formação de talentos, estava cheia de carteiras quebradas. Foi daí que surgiu um compromisso com a educação integral: formar alunos-atletas, campeões no esporte, na área profissional e na cidadania. A criação do primeiro curso superior de Engenharia também foi um grande marco para as indústrias e os moradores da região. Os jovens trabalhadores das indústrias do polo industrial de Cubatão em busca da melhoria profissional encontraram respaldo no empreendimento de Nilza e Milton.

No Grupo das Formiguinhas, Nilza realizava ações benemerentes e educativas formando jovens para as profissões do mercado em convênio com empresas da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Em março de 2008, ela recebeu título de Cidadã Santista, homenagem da cidade de Santos por sua trajetória de vida.

Inspirou a criação do Núcleo Universitário de Práticas Restaurativas (Nupre) “Professora Nilza Pirilo Teixeira”. O Nupre tem o intuito de apoiar e desenvolver a Cultura de Paz, por meio da Justiça Restaurativa, agindo de acordo com as Resoluções 2002/12 da ONU e 225/2016 do CNJ. O Núcleo leva o nome da fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, em reconhecimento à sua trajetória e ao universo acadêmico, que busca a humanização, a sensibilização e as melhores formas de convivência pessoal.

Desde a fundação do Complexo Educacional Santa Cecília, Nilza fazia questão de receber cada um dos estudantes pelos respectivos nomes, analisava minuciosamente a carreira acadêmica aconselhando e incentivando os estudos, cuidava individualmente para facilitar e conceder benefícios de acordo com o perfil das famílias e promovia bazares e eventos internos mobilizando os pais para arrecadação de alimentos e roupas para doação.

Ao lado de Milton e Emília, foi o grande alicerce do Santa Cecília criando uma forte identidade de apoio ao corpo docente e de valorização dos funcionários e buscando sempre a excelência e qualidade no ensino e em todas as atividades do Complexo. Doou-se por inteiro para propiciar a formação educacional a crianças, jovens e adultos, empreendendo na Instituição a excelência em pesquisa, no ensino, na extensão e nos serviços à comunidade.

Os filhos dos educadores Nilza e Milton Teixeira – Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo Teixeira – começaram, desde a tenra idade, a trabalhar e ajudar os pais na mesma trajetória de coragem e competência, consolidando e ampliando as conquistas na Educação, Ciência, Cultura, Esportes e Filantropia.