A fim de estreitar ainda mais a relação próxima que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) mantém com as Forças Armadas, o pró-reitor Administrativo da instituição, Prof. Marcelo Teixeira, recebeu, nesta terça-feira (4), o novo comandante do Núcleo da Base Aérea de Santos – NuBAST, Major Olympio Mendes Neto e o presidente da Associação Amigos da Base Aérea de Santos – ABAST, Anibal Martinez.

Na oportunidade, o pró-reitor recebeu uma placa de agradecimento pela longa colaboração prestada em 2013 ao Núcleo e à Associação da Base Aérea. Durante o encontro, foram discutidas as possibilidades de realização de palestras aos alunos do Colégio e da Universidade; cursos de capacitação aos militares; orientações de temas de pesquisa e visitas à Base Aérea; bem como a divulgação de eventos, convênios entre a Unisanta e a NuBAST, entre outros assuntos.

De acordo com Marcelo Teixeira, a parceria poderá proporcionar projetos e pesquisas para a capacitação dos militares, além de novos desafios. “É um importante reflexo de benefício à sociedade. Já possuímos parcerias com as Forças Armadas e estreitamos ainda mais essa possibilidade”.

O pró-reitor acrescentou ainda ser fundamental a troca de valores entre a Unisanta e os militares, proporcionando o crescimento para as duas partes, tanto para o Santa Cecília como para os  militares envolvidos.

“É uma grata satisfação essa integração e coesão entre a sociedade civil e a Base Aérea. É fundamental que criemos essa ligação com a instituição de ensino para incutir na mente dos cidadãos a importância da nação e de nossa história”, disse o major que assumiu o comando da Base Aérea dia 20 de dezembro.

Segundo o presidente da ABAST, a ligação entre a Unisanta e a associação é antiga e renderá bons frutos. “Desde 1979, Milton Teixeira (in memorian) já fazia parte dessa integração que é muito importante para os soldados e oficiais. As visitas dos alunos à Associação e dos militares à Unisanta proporcionarão essa importante integração com o pessoal civil”, afirmou Anibal Martinez.

Major – O novo comandante da Base Aérea, major Olympio, nasceu em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, e ingressou na Força Aérea em 1996. Formou-se em 1999 e seguiu o caminho de aviação de caça, pilotando as aeronaves AMX e Xavante. Teve uma carreira voltada à área operacional e agora, com a evolução natural, passa a ocupar uma posição de administração da Base Aérea, e proverá o apoio para as unidades da Força Aérea, que venham necessitar.