Entre os dias 20 e 23 de outubro, acontecerá a 45ª Semana de Engenharia da Unisanta, evento que reúne grandes profissionais e autoridades do ramo para um bate-papo com os alunos. Nesta edição também se comemoram os 50 anos de Engenharia e 60 anos do Complexo Educacional Santa Cecília (Jubileu de Diamante).

O evento, que será transmitido on-line, acontecerá das 19h às 22h na quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22), e das 8h às 11h no sábado (23).

ABERTURA – A palestra de abertura será on-line pela plataforma Zoom no dia 20/10, às 19 horas, com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP), Vinicius Marchese Marinelli. O convidado é engenheiro de Telecomunicações com pós-graduação em Redes e Sistema e especialização em Gestão de Negócios. Ele falará sobre o tema: Por mais engenheiros no mundo, além de  abordar a importância do CREA para o mercado de trabalho da área.

Inscrições para o público externo: https://bit.ly/45SemanadeEngenharia

Link do Zoom para os alunos da Unisanta: https://bit.ly/PalestraEngenhariaCREA
ID da reunião: 889 7626 3812 / Senha de acesso: 006590

Aluno Unisanta não precisa se inscrever para a palestra de abertura. O link será enviado pelo professor da disciplina.

Marinelli atuou em grandes empresas, como Vivo e Embratel, e é empresário na área de Tecnologias em Iluminação e Construções Sustentáveis. Paralelamente a isso, ele atua há mais de uma década no CREA e realiza importantes atividades associativistas junto aos profissionais de Engenharia e Agronomia e entidades de classe.

50 anos Engenharia Unisanta

Atendendo aos apelos das indústrias que necessitavam de um profissional com conhecimentos especiais para fazer frente ao ciclo de desenvolvimento industrial do país, a Unisanta criou, em 1971, a sua primeira Faculdade de Engenharia de Operação, modalidades Química, Mecânica e Elétrica (Eletrônica e Eletrotécnica).

A ideia era preparar seus alunos trabalhadores, que não podiam estudar durante o dia, e torná-los capazes e críticos, com suporte científico, técnico e social, necessários à expansão industrial. Seu primeiro curso de pós-graduação lato sensu foi o de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Referência em matéria de ensino, a Unisanta oferece tradição e atualização constante nos seus laboratórios e métodos utilizados para um ensino de excelência.

Confira a programação:

Engenharia Civil

18/10

19h30 – Palestra “Melhores Práticas e o Impacto de Resíduos na Construção Civil”, com Paula Cardoso, engenheira ambiental. Link de acesso.

19/10

19h – Palestra “A Indústria 4.0 na Construção Civil”, com Alessandro Cardoso Lopes, arquiteto. Link de acesso.

21h – Palestra “Considerações sobre Contenções, Fundações e Estruturas”, com Clovis dos Santos, engenheiro civil. Link de acesso. 

21/10

19h15 – Palestra “Aplicação da topografia em infraestrutura urbana”, com Leonardo Neves, fundador da empresa Engeneves. Link de acesso. 

20h30 – Palestra “Viaduto V3 na duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios”, com Iberê Martins da Silva, chefe do departamento de Estruturas da empresa Engecorps Engenharia. Link de acesso.

22/10

19h – Palestra “Mulheres na Engenharia”, com Taís Sousa Reis, fundadora da empresa Engeneves. Link de acesso.

19h15 – Palestra “Impermeabilização”, com Jesus Fabiano Diniz, fundador da empresa Jesus Engenharia. Link de acesso.

23/10

08h – Palestra “Aplicação de aços para protensão em grandes obras”, com Anthony Freitas de Oliveira, engenheiro civil. Link de acesso. 

08h30 – Palestra “Tecnologia não destrutivas para novas redes de infraestrutura subterrânea”, com Leonardo Neves, fundador da empresa Engeneves. Link de acesso. 

09h – Palestra “O Engenheiro e os Acidentes nas Edificações”, com Luiz Carlos de Almeida, professor. Link de acesso.

10h – Palestra “Modelagem BIM voltada para pontes”, com Renato Satio Kaneko, engenheiro civil. Link de acesso.

10h45 – Palestra “Aspectos gerais de modelos de análise em elementos finitos para pontes”, com Alexandre Magno Lima Cardoso, engenheiro civil. Link de acesso. 

Engenharia Elétrica

21/10

19h – Palestra “Tendências do mercado de trabalho para engenheiros na indústria de siderúrgica do Brasil”, com o engenheiro Rener Gazano. Link de acesso.

22/10

19h – Palestra “Energias Renováveis”, com Leandro Fernandes de Souza, representante regional de vendas e engenharia de aplicação da WEG – Santos. Link de acesso.

23/10

08h – Palestra “Características de Processos Seletivos para Engenheiro Eletricista”, com Ederval Pereira dos Santos Junior, engenheiro eletricista da BRF. Link de acesso.

Engenharia Química

21/10

19h – Palestra “Carreira e atuação internacional na Engenharia”, com Débora Brito dos Santos, process safety engineer. Link de acesso. 

20h30 – Palestra “Trajetória de dois ex-alunos da Engenharia Química Unisanta até as Forças Armadas – Marinha do Brasil”, com Vinicius Pouza Negrão e Jessika Negrão, oficiais da Marinha no cargo de engenheiros. Link de acesso.

22/10

19h – Palestra “Como é trabalhar como engenheiro na Irlanda? Da inclusão até o dia a dia?”, com Marco Cesar Dias Matos, líder químico e engenheiro de Instalações na Intel. Link de acesso.

20h30 – Palestra “Da Engenharia Química ao consumidor – o impacto dos produtos de mercado na vida moderna”, com Renan Nobiate, fragance design manager regional da Firmenich. Link de acesso. 

23/10

8h15 – Palestra “Processamento de Minério Sulfetado para a Produção de Ouro”, com Alvaro Benatti de Amorim, engenheiro sênior de processos na Kinross Brasil Mineração. Link de acesso.

9h30 – Palestra “Como empreender e aproveitar as oportunidades”, com Giovanni Bruno Porsani, fundador e CEO da Práthika Embalagens. Link de acesso.

Engenharia Mecânica e de Produção

20/10

19h30 – Palestra “Inovações de materiais poliméricos no seguimento automotivo” com André Luís Natal Inácio, da General Motors do Brasil. Link de acesso. 

21/10

19h – Palestra “Engenharia aplicada em seguros” com Murilo Affonso Prando, da Allianz SE. Link de acesso.

19h30 – Palestra “Como é trabalhar em uma multinacional presente em 170 países” com Gustavo Henrique Viana Nassar, da Michelin. Link de acesso. 

19h30 – Palestra “Projeto de máquinas: da concepção ao equipamento final” com Tiago Lopes dos Santos, da NSG Pilkington Brasil. Link de acesso. 

22/10

08h30 – Palestra “Veículos elétricos, oportunidades e desafios” com Fábio Delatore, do Centro Universitário da FEI. Link de acesso. 

19h – A realidade aumentada na Indústria 4.0 com o Eng. Felipe Nazário, da RIS3D. Link de acesso.

19h30 – Palestra “Virtualização e Comissionamento Virtual Motor Propulsor Marítimo 2T” com o Prof. Dr. Nerivaldo Rodrigues da Silva. Link de acesso.

23/10

08h30 – Palestra “A Engenharia do Futuro – Desafios para a sustentabilidade das sociedades” com Jairo de Lima Souza, do Centro Universitário da FEI. Link de acesso.

09h – Palestra “Direcionamentos para estudantes em início de carreira” com Moisés Matheus da Silva Canedo, da John Deere. Link de acesso. 

Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação

21/10

8h30- Palestra “Tecnologias de fabricação aditivas”  com Sergio Schina de Andrade. Link de acesso.

19h30 – Palestra “Conectividade 5G na Indústria” com Henrique Almeida Nogueira. Link de acesso.

22/10

19h30 – O que é Nível de Segurança e como atingir o Nível de Segurança em sua Planta Industrial com Rafael Lima. Link de acesso.