O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), engenheiroJosé di Bella Filho, ministroua aula magna de Engenhariada Universidade Santa Cecília (Unisanta), dia 26/2,no Consistório daInstituição. Na oportunidade, apresentou aosestudantes uma radiografia do Porto de Santos, o maior da América Latina, destacando entre outros itens os projetos de expansão e infra-estrutura previstos para o futuro.
Desde que tomou posse da estatal em setembro de 2007, o engenheiro naval José di Bella Filho não havia visitado nenhuma instituição de ensino superior. A escolha pela Unisanta se deu devido àparceria existente entre as empresas, visando o desenvolvimento de pesquisas de relevância nacional e internacional.
Elefoirecebido pela Reitora e a Presidente da Universidade, respectivamente dras. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani, diretores, coordenadores e professores, na Sala de Atos.
Durante sua visita, conheceuo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), ondeacompanhou a apresentação doEcoManage, projeto científico internacional que tem seu encerramento previsto para abril de 2008.A explanação foi feita pelocoordenador desse projeto na Universidade, dr. Fábio Giordano.

EcoManage – A Unisanta é aúnica universidade particular do País convidada a participar das pesquisas do EcoManage (Integrated Ecological Coastal Zone Management – Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras, iniciadas em dezembro de 2004, com apoio da União Européia.
O objetivo é alimentar uma grande biblioteca virtual, a partir de pesquisas de campo, sobre a situação do Estuário de Santos e São Vicente, com sugestões para impedir e/ou atenuar impactos físicos, econômicos, sociais e biológicos de intervenções como marinas, aterros, dragagens e conjuntos habitacionais.
Participam, além do Brasil,Itália, Portugal, Chile, Holanda e Argentina.