Dia 2 de fevereiro, às 20 horas, foi realizada a solenidade de colação de grau dos formandos das Faculdades de Engenharia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no auditório do Mendes Convention Center. O patrono das turmas foi o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, formado em Engenharia pela UNISANTA, em 1983.

Receberam o diploma 220 formandos da 49ª e 50ª turma de Engenharia Civil, Industrial Mecânica e Engenharia Elétrica, da 21ª e 22ª turma de Engenharia Eletrônica, da 14ª e 15ª turma de Engenharia Química, da 5ª turma de Engenharia da Computação, da 3ª turma de Engenharia de Temática e 2ª e 3ª turma de Engenharia de Telecomunicações.

Pioneirismo – Os cursos de Engenharia da UNISANTA são pioneiros na Baixada Santista e estão completando 35 anos de existência. Atender às necessidades do mercado de trabalho é uma das preocupações da Universidade e um dos motivos que levou à criação da primeira faculdade do Complexo Educacional Santa Cecília. Em 1971, nascia a Faculdade de Engenharia Operacional, modalidades Química, Mecânica (Máquinas e Ferramentas) e Elétrica (Eletrônica e Eletrotécnica).

Outros cursos foram surgindo depois. Os engenheiros formados pela UNISANTA têm ocupado cargos de destaque em empresas nacionais e do exterior. Atualmente, são mais de sete mil formados. Além da tradição, a UNISANTA é conceituada devido a seus laboratórios e equipamentos de ponta. Destaque para o Laboratório de Ecotoxicologia, o primeiro no País, entre as universidades, a obter o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9002, para a realização de testes de toxicidade de efluentes líquidos de processos industriais em amostras de corpos aquáticos receptores.

Homenagens – Estiveram presentes como paraninfos os seguintes professores: Pedro Manuel Mascarenhas Marcão (Engenharia Civil); Sandro Rodrigo Gonçalves Bastos (Engenharia Eletrônica); João José de Souza (Engenharia Industrial Mecânica); Paulo Roberto Canton (Engenharia Química); Anatol Lekich (Engenharia Elétrica); Fernando José Cecílio Branquinho (Engenharia Computação); Fernando Augusto Ribeiro dos Santos (Engenharia de Telemática.) e Hugo Santa Lima (Engenharia de Telecomunicações).

Também foram homenageados pelos formandos os diretores Antonio Salles Penteado e Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, e os professores Débora Losso Álvares Miranda; Ysnel Valvano; Carlos Alberto Amaral Moino; Cláudio Barone Huss; Celso Volpe; Hugo Santana Lima e Fernando Augusto Ribeiro dos Santos. Os funcionários da UNISANTA Antero Francisco Duarte e Ivonete de Lima Macena também receberam homenagens.