O dr. Ovidiu Constantin Baltatu, pós-doutor em Biologia Molecular (Alemanha e Romênia),  fará palestra às 20h30, no Consistório, no dia 8. O encontro, aberto a pesquisadores de todo o País, terá apresentação de painéis na sexta  (8)  à noite e no sábado, das  8h30 às 12 h

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza o II Encontro Nacional de Pós-Graduação, nos dias 8 e 9 de novembro, com o objetivo de estabelecer um espaço especializado para que alunos de mestrado e doutorado, assim como de cursos de especialização de todo o Brasil, possam divulgar e discutir seus trabalhos técnicos e científicos.

A oportunidade  é de grande importância para que alunos e orientadores possam discutir e avaliar opiniões de colegas e professores,  de maneira a elaborar um trabalho mais completo que possa ser submetido a um periódico nacional ou internacional, afirmam os organizadores.

O evento ocorre todos os anos na Unisanta na mesma época do Encontro Nacional de Iniciação Científica da Universidade (Cobric).  Essa oportunidade permite uma maior interação entre alunos de pós-graduação e alunos de graduação, atendendo, assim, ao principio básico da pós-graduação brasileira,  que é o de formar docentes cada vez mais capacitados para o ensino de graduação.

A abertura do Encontro será no dia 8, às 20h30, no Consistório da Unisanta, com a palestra Pesquisa e Desenvolvimento de Biomarcadores para Doenças – Transferindo da Bancada à Prática Médica, ministrada pelo professor Dr. Ovidiu Constantin Baltatu.

Os trabalhos que forem aprovados pela Comissão Organizadora serão apresentados em painéis, confeccionados pelos alunos. São quatro áreas de conhecimento: Biociências, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Direito e Ciências Sociais.

Ovidiu Constantin Baltatu – é médico com Doutorado em Fisiologia Médica  e Pós-Doutorado em Biologia Molecular (Alemanha e Romênia). Possui mais de 20 anos de experiência em pesquisa biomédica adquirida no meio acadêmico e na indústria farmacêutica na Alemanha, Suíça, Oriente Médio, EUA.

Sua equipe participou diretamente no desenvolvimento do medicamento Aliskireno, que é o primeiro inibidor da renina para o tratamento da hipertensão. Sua pesquisa em medicina translacional conduziu à descoberta de novos mecanismos moleculares em doenças cardiovasculares. Publicou mais de 40 artigos de pesquisa citados mais de 1500 vezes (Google Scholar).