Durante a inauguração, foram destacados os atendimentos à comunidade carente, a qualidade dos profissionais formados e as pesquisas científicas da Faculdade, apresentadas em congressos nacionais e internacionais

Autoridades e especialistas em Odontologia elogiaram as instalações e os equipamentos inaugurados nesta quinta-feira (28/6) pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). O novo Centro de Diagnóstico por Imagem, a Sala de Interpretação Radiológica e o Laboratório Multidisciplinar já estão funcionando no Bloco F, Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão.

“Estou sinceramente impressionado com a qualidade deste espaço”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Calvo, que representou o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.   O secretário destacou a importância dos investimentos das universidades, “especialmente da Unisanta”, para os alunos e os atendimentos às comunidades carentes e ao Sistema Único de Saúde. Investir em qualidade dos equipamentos é fundamental para a formação dos estudantes, acrescentou Calvo.

O Delegado Seccional de Santos do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, José Mario de Mattos Baldo, também elogiou as novas instalações, dificilmente vistas em instituições de ensino, segundo ele. Essa qualidade beneficia não apenas os alunos, mas também a autoestima da população carente, que se sente valorizada por um atendimento de primeira linha.

Equipamentos amplos e atualizados

Os novos espaços substituem os que já existiam em outros blocos, com atualizações de equipamentos e ampliação de áreas. O Laboratório Multidisciplinar tem bancadas individuais, onde são reproduzidas todas as operações de um consultório, através da técnica Hands On, com microscópio operatório de mesa para projeção simultânea.

Além da ampliação das bancadas, o laboratório também ganhou 120 cabeças de silicone (Bob), que permitem uma simulação perfeita das atividades. Nos simuladores, os alunos podem trabalhar com água e refletores iguais aos consultórios profissionais, tornando as atividades ainda mais próximas da realidade.

Foi nesse laboratório que o ato inaugural começou, com declarações emocionadas da alta direção da Unisanta e dos dirigentes da Faculdade de Odontologia. A reitora, Sílvia Teixeira Penteado, agradeceu ao diretor do Curso, Walter Denari, e à coordenadora, Rosângela Aló Maluza Flores, “pelo trabalho incansável no cotidiano, no sonho e na projeção de futuro, em busca da educação de qualidade.”

“Cérebro e mãos se juntam aqui na Unisanta”, afirmou a presidente, Lúcia Maria Teixeira, referindo-se aos esforços de todos os professores envolvidos na Faculdade de Ondontologia, inclusive de quem está no “andar de cima”, em outra esfera, como o saudoso professor Oswaldo Mora. “Os sonhos dessas pessoas alimentam nossos sonhos.”

São 17 anos da Faculdade, “gestada com e participação de sindicatos e entidades de classe. Lembrou a presidente da Instituição que os nomes para dirigir a Faculdade – o diretor Denari e da coordenadora Rosângela Flores foram sugeridos pelos profissionais da área.

Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo, salientou que a Unisanta não procura apenas investir em modernos equipamentos e instalações. “Aqui está presente a questão humana. Fico satisfeito em ouvir, das pessoas, que em nossas clínicas são resolvidas muitas questões de saúde.”

Pesquisas científicas

A reitora mencionou algumas das pesquisas realizadas por professores e alunos da Faculdade. Naquela tarde, às 17h30, seria apresentado um trabalho no 60º Congresso de Genética no Casa Grande Hotel, em Guarujá, sobre a Síndrome do X- Frágil, doença rara causada por mutação do cromossomo X. A síndrome provoca alterações morfológicas funcionais e déficit cognitivo que só perde, em gravidade, para a Síndrome de Down, conforme explicou um dos autores, o professor de Biologia Celular da Faculdade, Daniel Silva Abrahão. Outros autores são os professores Marilene Borges Rodrigues Alves e Daniel Siquierolli Vilas Boas.

Foi citada ainda a participação, em setembro, em Encontro Internacional de Odontologia de Bebês, em Lima, Peru, do professor Júlio Bassi, responsável pela Bebê Clínica da Unisanta, e de seis alunos que apresentarão painéis científicos durante o congresso.

O professor Luís Antonio Arruda Aidar, por sua vez, está iniciando mais uma pesquisa com profissionais e alunos, na área de ortodontia. Desta vez, sobre pacientes de 7 a 9 anos com padrão respiratório face 3 e avaliação de ATMs  – disfunções da articulação temporomandibular, que podem provocar dores e cansaço muscular. Participam Danielle Torres Tagawa, Rosângela Maluza Flores e Bruna Maluza Flores.

A Clínica de Odontologia da Unisanta faz cerca de 40 mil atendimentos anuais, por taxas simbólicas. Pessoas com necessidades especiais atendidas na Unisanta não pagam. Agendamentos só por telefone, 3202- 7154.

Centro de Diagnóstico por Imagem

Foi ampliado e agora funciona no térreo do Bloco E, com entrada pelo Bloco E, Rua Cesário Mota, 8.    O Centro está distribuído em cinco salas de Raio X Periapical. No local são realizadas tomadas radiográficas individuais que auxiliam o profissional na avaliação da profundidade e extensão de problemas como cáries.

O espaço conta ainda com Câmera Escura e Sala com Radiografia Panorâmica e Lateral de Cabeça Digital, com equipamento de radiografia da empresa Sirona, que substitui o analógico utilizado anteriormente. Odontologistas e estudantes poderão ter uma visão geral de abscessos e tumores, entre outros, com uma resolução maior e mais próxima da realidade. Os resultados das radiografias são digitais ou impressos em papel, e podem ser retirados no prazo de uma hora. Com isso, o atendimento será mais rápido e o tempo de espera menor.

.Na Sala de Interpretação Radiológica, os alunos da graduação e da pós-graduação fazem análise das radiografias nas diversas disciplinas e aprendem a fazer traçados ortodônticos na Especialização.

Estavam ainda presentes o Secretário de Saúde de Bertioga, Manoel Prieto Alvarez, os vereadores Sadao Nakai e Carlos Teixeira, o presidente da Associação de Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, José Luiz Negrinho, o diretor da Faculdade de Odontologia da Unimes, Antonio Carlos da Silva Tavares e o representando da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Braz Antunes Mattos Neto.