Na presença do diretor e do gerente regional Ciesp-CB, a alta direção da Unisanta lembrou da criação do curso de Engenharia, há 40 anos, que surgiu para ampliar a capacitação dos funcionários da região

Nesta sexta-feira, 27/7, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu o diretor titular e o gerente regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, em Cubatão — Ciesp-CB, Valdir José Coabianco e Valmir Ramos Ruiz, respectivamente.

A visita teve como objetivo formalizar propostas de cursos de especialização tecnológica aos profissionais do polo industrial, para estimular a inovação e a capacitação no setor. Com o avanço tecnológico existente hoje nas indústrias, os profissionais encontram dificuldades na obtenção de capacitação para atender à demanda de trabalho.

Segundo Coabianco, todo o trabalho desenvolvido pela indústria, em prol dos funcionários e da população das cidades da Baixada Santista, muitas vezes não chega até a comunidade. “Acreditamos que a Universidade poderia muito nos ajudar com essa comunicação entre o polo industrial e a população, com a finalidade de estabelecer uma relação. Outro aspecto muito importante, que iremos incluir na participação dos alunos de graduação e pós-graduação da Unisanta é o desenvolvimento da gestão das cidades, por meio da agenda 21”, afirma o diretor do Ciesp-CB.

A presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, ao abordar a parceria fecunda existente entre Ciesp, as indústrias de Cubatão e a Unisanta, ressaltou a importância deste momento. “A presença da Unisanta junto à comunidade é muito significativa, não apenas na formação de pessoas, como no atendimento social, que no último ano, obteve 1.975 mil atendimentos gratuitos, entre outras ações. E na possibilidade de juntos, Ciesp e Unisanta, promoverem e agendarem encontros científicos, em que divulguem resultados práticos de ações conjuntas voltadas à inovação, traduzindo esses conceitos e demandas para a sociedade em geral,” diz Lúcia.

Para a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a tradição que a Unisanta tem em atender às necessidades dos profissionais da indústria é fundamental para a qualidade dessas ações a serem implantadas. “O nosso curso de Engenharia surgiu em 1971, há 40 anos, juntamente com o Polo Industrial de Cubatão. Implantamos o curso com professores que trabalhavam nas indústrias. Nossa parceria do Ciesp-CB sempre se renova com a finalidade de incentivar o trabalhador a voltar aos bancos da escola, nem que, para isso, seja preciso levarmos os cursos até os pátios e salas das empresas”, compromete-se a reitora.

No encontro, os diretores e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da Unisanta apresentaram inúmeras pesquisas, já desenvolvidas pelo corpo docente e alunos pesquisadores, com a finalidade de atender especificamente às necessidades de inovação tecnológica tanto dos profissionais quanto das empresas.