O Projeto de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras (EcoManage), programa internacional de estudos concluído em 2008, auxiliou o Projeto Onda Limpa a localizar pontos de vazamentos de esgotos no estuário, para posterior tratamento. O combate a esses focos, detectados no Rio Acarau, em Vicente de Carvalho, e em Praia Grande, não estavam previstos anteriormente nem pelo Onda Limpa nem pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), porque não haviam sido identificados.

A informação é de Fábio Giordano, doutor em Ecologia, professor de Biologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e coordenador, na Unisanta, do EcoManage.

Explica Giordano que foram os engenheiros e professores Alexandra Sampaio e Gilberto Berzin quem assessoram a Sabesp e a Cestesb na localização daqueles pontos e com informações sobre batimetria (profundidades), correntes e transporte de sedimentos, poluentes e indicadores de poluição orgânica em função das marés e ações dos ventos.

Berzin e Sampaio coordenam o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. Com essa contribuição do EcoManage, Giordano acredita que será possível ao Projeto Onda Limpa antecipar sua meta de zerar despejos clandestinos de esgotos no estuário de Santos e São Vicente, o que estava previsto até 2015.O EcoManage reuniu pesquisadores e autoridades da Itália, Portugal, Holanda, Chile, Argentina e Brasil durante 3 anos e meio de estudos, com apoio da União Europeia, prefeituras e órgãos públicos regionais. Trata-se de uma gigantesca biblioteca virtual criada para nortear governantes, a comunidade e empresários a tomar decisões visando a crescimento sustentado na Região.

Ampliação de mestrado internacional

Outras ações desenvolvidas há décadas e outras recentes e em andamento mostram a preocupação da Universidade com os recursos hídricos. A mais recente é a proposta de ampliar o Mestrado Europeu de Gerenciamento Costeiro, que já existe com a Universidade de Cádiz, na Espanha, para as universidades de Algarve, em Portugal, do País Basco, de Bolonha, na Itália.

São projetos ligados ao Programa Erasmus Mundus, rede internacional de universidades empenhadas em pesquisas em diversas áreas de conhecimento. O doutor e professor Augusto César, pela Unisanta, vem orientando doutorados e mestrados de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis, ligados ao Projeto.

A Unisanta acaba de se filiar também à Aliança Iberoamericana em Sustentabilidade e Meio Ambiente e à Aliança Iberoamericana de Pós-Graduação, visando incrementar outras pesquisas na área, além das que estão sendo desenvolvidas.

Em fase de pós-doutorados e produção de artigos científicos, estão as seguintes pesquisas internacionais: Harmonização de Métodos para a Gestão de Material Dragado em Zonas Costeiras Internacionais (Europa e América Latina), incluindo Espaços Naturais Protegidos, com apoio do Capes e do Ministério da Educação e Cultura da Espanha; Biomonitoramento do Litoral de São Paulo através do uso de biomarcadores de contaminação aquática.

Laboratório de Ecotoxicologia: 19 anos

O Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta tem recebido mestrandos, doutorandos e graduandos para importantes pesquisas de campo. Criado em 1991, no Dia Mundial do Meio Ambiente, vai completar em junho próximo 19 anos de existência, com um número expressivo: realizou cerca de 2. 200 ensaios científicos, visando avaliar e caracterizar efluentes industriais, produtos químicos e corpos receptores continentais e oceânicos. Suas análises têm certificação internacional de qualidade, a ISO 9002, posteriormente substituída pela ISO 17025.

Sua origem é um convênio firmado com a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão- Petrobras, com o objetivo de avaliar e caracterizar o grau de toxicidade dos efluentes líquidos e corpos receptores do complexo industrial.