A Universidade Santa Cecília (Unisanta) estará presente no Fórum Ambiental da Petrobras na Baixada Santista. Realizado através de uma plataforma on-line, o evento terá dois dias de painéis, que irão abordar o tema “Proteção dos Oceanos e Rios”. Com início marcado para esta quarta-feira (24/06), os professores doutores Augusto César, biólogo da Instituição, e Aldo Ramos, coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo da Unisanta, participarão da primeira mesa de debate do evento, que irá tratar sobre “As Atividades de Petróleo e Gás X Proteção dos Oceanos e Rios”. A conversa será mediada por Daniel Pengo, coordenador de comunicação da Baixada Santista, e está marcada para as 15h10. Os docentes da Unisanta falarão especificamente sobre os 30 anos da criação do Laboratório de Ecotoxicologia (Lecotox) da instituição.

Fundado em 5 de junho de 1991, o Lecotox foi o primeiro no País a obter o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9002, para a realização de ensaios de toxicidade em efluentes líquidos e amostras ambientais. Desde 2006, o Lecotox está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO de acordo com os requisitos estabelecidos na norma da ABNT (NBR ISO/IEC 17025). Essa creditação junto ao INMETRO refere-se à excelência na realização das atividades de prestação de serviços.

Há 30 anos, o Laboratório de Ecotoxicologia realiza importantes estudos ecotoxicológicos e ambientais. Durante esses anos, também foram realizados mais de 3 mil ensaios de toxicidade atendendo a demandas de diversas empresas, tanto do Polo Petroquímico de Cubatão e do interior do Estado de São Paulo, como de outras regiões do País.
Para ter acesso a esse debate e outros, é necessário realizar a inscrição, de forma gratuita, através deste link.