Os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com o seu orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Adilson Luiz Gonçalves, foram fonte para o jornal A Tribuna, nesta terça feira (17/2), em matéria de uma página com fotos, no caderno C- 6, em Porto & Mar.

Na reportagem, intitulada “Sustentabilidade portuária em análise”, os estudantes Bianca Pereira, Tuani Ferreira e Enéias Santos da Silva  detalham sua pesquisa e suas propostas, desenvolvidas em seis meses. O tema é o processo de adequação do complexo portuário santista ao conceito de Greenport (Porto Verde, em inglês).

O Greenport se refere à restauração e à proteção da vida selvagem e marinha,  à poluição atmosférica e à qualidade da água. Leva em conta os procedimentos para tratamento de solos e sedimentos contaminados, o envolvimento da comunidade e a adoção de políticas de sustentabilidade nas operações.

Os complexos de Long Beach e Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, e Roterdã, na Holanda, são apontados como referências mundiais de preocupação ambiental e sustentabilidade. Segundo, os estudantes, a Companhia Docas  tem ampliado suas preocupações ambientais no cais santista, mas  ainda há muito trabalho pela frente para alcançar o conceito internacional de Greenport.

0 alunos pretendem estimar o investimento necessário para adequação do Porto de Santos ao conceito Greenport, o que o tornará  mais competitivo, pois atrairá mais investidores. O orientador do TCC dos estudantes, Adilson Luiz Gonçalves,  é o coordenador do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (Nepomt) da Unisanta e do Núcleo Avançado da Associação para Colaboração entre Portos e Cidades (Rete, sigla em italiano);