Luciana Lopes Guimarães, uma das autoras da pesquisa.

Pesquisadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) examinaram os esgotos descartados no mar pelo emissário submarino de Santos e detectaram a presença de medicamentos nocivos aos organismos marinhos, se absorvidos em grande quantidade. A pesquisa entrará em uma segunda etapa.

Após coleta de água de esgotos na área de despejo do emissário submarino de Santos e de exames do material em laboratórios, pesquisadores do Curso de Mestrado de Ecologia e biólogos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) constataram a presença de fármacos, que podem ser prejudiciais aos peixes e demais organismos marinhos. Entre os medicamentos, foram encontrados losartan e valsartan, remédios contra a hipertensão; AAS (ácido acetilsalicílico) e diclofenaco (anti-inflamatórios e antirreumáticos).

A pesquisa ficou em terceiro lugar no XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, realizado em 2013, no Transamérica Expo Center, na capital paulista. Participaram cerca de 3 mil profissionais, do Brasil, dos Estados Unidos e de países europeus.

O impacto de medicamentos descartados no mar, com efeitos tóxicos nos organismos marinhos, é uma das linhas de pesquisa do Mestrado em Ecologia da Unisanta. Trabalhos realizados por outros grupos de pesquisa comprovaram efeitos nocivos de fármacos em excesso nos seres vivos, como o comprometimento de suas funções. Os pesquisadores da Unisanta querem mensurar esses poluentes despejados por meio do emissário submarino de Santos e suas consequências.

Em uma segunda etapa, a pesquisa prosseguirá com análises da água, dos sedimentos e dos organismos marinhos. Na mesma linha de pesquisa, outros trabalhos vêm sendo realizados com o objetivo de analisar os efeitos tóxicos de fármacos em organismos marinhos, como ouriço-do-mar. A mestranda Nathalia Sayuri Yamamoto, orientada pela dra. Luciana Lopes Guimarães, vem analisando os efeitos agudos e crônicos do losartan e valsartan em ouriço-do-mar, no Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta.

Estão sendo utilizados os Laboratórios de Ecotoxicologia e de Análises Químicas da Universidade Santa Cecília. Participam da pesquisa]os doutores Luciana Lopes Guimarães, Aldo Ramos, Walber Toma, Camilo Dias Seabra Pereira e Rodrigo Brasil Choueri,além dos mestres Fabio Hermes Pusceddu, Fernando Sanzi Cortez e o graduado em Farmácia Marcos Paulo Oliveira Silva.

Leia mais em