Ecologia e Diversidade da Macrofauna Relacionada à Pesca de Arrasto no Litoral do Estado de São Paulo; Levantamento de Avifauna para Estudos de Impacto Ambiental na Baixada Santista e Pesca Responsável são alguns dos temas regionais em pauta no XV Simpósio de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento teve início dia 2 eterminou esta sexta (6), com a presença de mais de 600 participantes de quase todas as regiões do País, vindos de 170 cidades.

Minicursos – O ornitólogo Bruno Lima falará sobre Levantamento de Avifauna para Estudos de Impacto Ambiental na Baixada Santista. Lima abordará o termo de conduta existente nas empresas que estão construindo terminais portuários, no que diz respeito à Avifauna, o monitoramento das aves e ninhos afetados.

As cotas, o defeso e a importância dos alevinos serão destacados no minicurso Embarque na Aventura da Pesca: O Biólogo Marinho e a Pesca Responsável, cargo do Dr. Luiz Miguel Casarini, do Instituto de Pesca. Casarini fará uma abordagem da cadeia produtiva da pesca extrativa marinha desde o consumidor até a produção, além da percepção sustentável da Biologia Marinha em relação a atividade pesqueira.

Ecologia e Diversidade da Macrofauna Relacionada à Pesca de Arrasto no Litoral do Estado de São Paulo será o assunto abordado pelo Ms. Jorge Luis dos Santos, docente da Unisanta. O docente falará sobre os problemas na atividade pesqueira, a pesca de arrasto, suas relações ecológicas e a importância do tema no cenário econômico, a partir da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Os minicursos também promovem visitas externas e atividades práticas. Nesta quinta-feira (5), às 15h, os participantes visitarão o Museu do Mar e o Aquário de Santos, no minicurso Introdução à Biologia Marinha e Oceanografia, a cargo da mestranda Suzana Ramineli e do Ms. Cesar Bernardo, do Projeto Naturaulas – Hippocampus.

Nesta sexta (6), às 15h, os integrantes do minicurso Aspectos da Biologia, Ecologia, Resgate e Reabilitação de Pinguins e Cetáceos participarão de uma aula prática na praia do canal 4, com uma simulação de resgate com um boto inflável. O minicurso é ministrado pelo Ms. Luis Felipe Silva Pereira, do IPRAM.

Além desses temas, o Simpósio também traz ao público assuntos gerais relacionados à Biologia Marinha. Os minicursos prosseguem até esta sexta (6/7). Confira os temas:

Das 15 às 18h: Arquipélago de São Pedro e São Paulo com Ênfase nos Grandes Pelágicos; Levantamento de Avifauna para Estudos de Impacto Ambiental na Baixada Santista;  Introdução à Biologia Marinha e Oceanografia; Projeto Mantas do Brasil; Biologia pesqueira com ênfase em Crustáceos; Aspectos da Biologia, Ecologia, Resgate e Reabilitação de Pinguins e Cetáceos; Embarque na Aventura da Pesca: O Biólogo Marinho e a Pesca Responsável; Introdução à Taxonomia de Peixes Marinhos e Estuarinos; Gestão Ambiental Empresarial; Arqueologia Subaquática e Ecologia e Diversidade da Macrofauna Relacionada à Pesca de Arrasto no Litoral do Estado de São Paulo.

Das 9 às 12h: Biologia e Conservação de Baleias Francas; Manguezais & Caranguejo-Uçá: Biologia da Conservação, Manejo e Sustentabilidade; Mudanças Radicais: como os Tetrápodas Evoluíram para a Vida Marinha; Conservação Genética de Peixes Marinhos; Aspectos Biológicos dos Cefalópodes e Ocorrências na Costa Brasileira; Cultivo e Manejo de Peixes Ornamentais Dulcícolas; Ecotoxicologia Aquática; Gastronomia e a Biologia Marinha; Ecologia Humana e a Pesca Artesanal; Luzes da Lua, a Fauna dos Ambientes Profundos e Identificação de Peixes Recifais da Costa Brasileira.

A programação completa do evento pode ser conferida no site www.unisanta.br/simposiobiomar