“Como será que ela é?”, pergunta um aluno, enquanto o elevador sobe. “Ah, tem uma foto dela aqui atrás, ó”, mostra outra criança, apontando para a contracapa de “O Segredo da Longa Vida”. A ansiedade tomou conta dos alunos dos 2.os anos do Ensino Fundamental I, nesta sexta-feira (16). O motivo? Eles estavam prestes a conhecer a autora do livro que os fez viajar durante as férias escolares. Um animado bate-papo reuniu os estudantes e a Dr.a Lúcia Maria Teixeira Furlani, escritora e presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

O anfiteatro do Bloco D recebeu os pequenos leitores, encantados com as aventuras vividas por Lucas e Aiko, no início do século XX. “O Segredo da Longa Vida” conta, em quadrinhos, a história da imigração japonesa e é o segundo livro infantil de Lúcia. Durante a conversa, a autora revelou aos alunos um dos motivos que a levou a escrever. “Meu filho ouvia, todas as noites, as histórias que eu criava e contava aos amigos, que também queriam conhecer essas aventuras. Como eu não podia estar com eles na hora de dormir, resolvi registrar tudo em livros”, contou Lúcia, que também escreveu “Tudo é Possível”.

A cada pergunta, novas descobertas eram feitas pelos alunos, que também conheceram a versão da obra em japonês. Entre muitas revelações, Lúcia disse que alguns personagens de “O Segredo da Longa Vida” são reais, o que despertou a curiosidade da turma em conhecer, principalmente, os aventureiros Lucas e Aiko.

Ao final do bate-papo, cada pequeno leitor ganhou um autógrafo e uma lembrança da autora. “Geralmente, os escritores são pessoas endeusadas e estar com eles aqui os aproxima do mundo da leitura e da escrita, estimulando nossos alunos a fazerem parte deste universo”, explica Lúcia.

Para a professora coordenadora do Ensino Fundamental I, Denise Fernandes, além de estimular comportamentos leitores e escritores, a proposta do encontro é fazer com que os alunos relacionem os fatos contados no livro ao cotidiano santista, como, por exemplo, os canais planejados por Saturnino de Brito.

Fonte: Portal do Colégio