Erasmus Mundus

A novidade do Programa Erasmus Mundus 2018-2021 é que os pesquisadores realizam seus projetos em duas ou mais universidades da Europa. Inscrições abertas a partir de outubro.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) é uma das sete instituições do mundo habilitadas a participar como colaboradora do Programa Eramus Mundus – Water and Costal Management, criado e financiado pela União Europeia (UE). Por meio deste Programa, são abertas vagas para docentes e alunos de pós-graduação estudarem em universidades europeias, com bolsas de estudos. O processo seletivo será aberto em outubro, pelo site do programa (ainda em construção). O requisito básico é ser portador de diploma de nível superior.

As atividades do Eramus Mundus têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e, ao mesmo tempo,  reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.

De acordo com um dos coordenadores do Programa pela Unisanta, prof. pós-doutor Camilo Dias Seabra, trata-se de uma nova perspectiva na gestão ambiental voltada à água e zonas costeiras em um contexto multicultural e interdisciplinar,  através de aulas e pesquisas em excelentes universidades europeias. “Os alunos serão selecionados de todo o mundo, independentemente de suas possibilidades financeiras”, diz.

Ainda segundo Seabra, os profissionais formados pelo Eramus Mundus serão capazes de: projetar, desenvolver e administrar programas de gestão de recursos hídricos e zonas costeiras para prevenir conflitos e reduzir os riscos para as comunidades. “Eles estarão aptos para o trabalho em equipe técnica multidisciplinar, juntamente com autoridades públicas e representantes da comunidade para prevenir e encontrar soluções alternativas em projetos de avaliação e mitigação de riscos, monitoramento ambiental, usos e ocupação do solo e resolução de conflitos”.

Dupla titulação – A novidade  do Eramus Mundus 2018-2021 é que os alunos realizam os seus projetos de pesquisa em duas ou mais universidades do Consórcio. “Por este motivo, o diploma pode sair em ambas as universidades. O mais interessante é que, além da dupla titulação, o título é reconhecido como Mestrado Europeu e outorgado por Bruxelas”.

A Unisanta participa do Consórcio desde 2004 e sua linha de pesquisa está relacionada a Estudos Ecotoxicológicos como Indicadores de Qualidade Ambiental e Gestão Costeira. Além do Prof. Seabra, representam a Unisanta no programa pela Universidade Santa Cecília a profa. dra. Alessandra Aloise de Seabra e o prof. pós-doutor Augusto Cesar.

Parceiros internacionais – Neste quadriênio, o Eramus Mundus será coordenado pela Universidade de Bolonha (Itália) com a Universidade de Cádiz (Espanha) e a Universidade do Algarve (Portugal).  O programa será realizado em colaboração com uma Universidade Irlandesa (Future Earth Coasts Project)  e seis universidades dos países parceiros Rússia, Brasil e Cuba.

Participam também onze parceiros associados não universitários da UE e não UE que também estão envolvidos no programa – Organismos públicos e Ministérios: CEMADEN (do Ministério das Ciências, Tecnologias, Inovação e Comunicação – Brasil); Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, Espanha), Agência Regional de Prevenção Ambiental (ARPA-ER, Itália), Região Emilia Romagna (RER, Itália), Município de Ravenna (Itália), Fondazione Flaminia (Itália). Empresas privadas: Farol (Itália); Techno (Itália); MarAlgarve (Portugal); TecnoAmbiente (Espanha); SERPO (Cuba).