Depois de percorrer algumas das principais salas de teatro de Santos, passando por rico processo de construção e amadurecimento, e várias cidades da nossa região, em turnê comemorativa pelos 55 anos da criação do grupo TEP, da Unisanta, o espetáculo O Baú de Candoca volta à nossa cidade, integrando a programação do evento Semana Essencial, promovido pelo importante e notável Projeto Tamtam, que celebra 25 anos da sua criação sob a batuta de seus criadores – Renato de Renzo e Claudia Alonso, seus incansáveis mantenedores.
O Baú de Candoca, com direção de Gilson de Melo Barros, será apresentado, com entrada franca, no próximo dia 19/05, às 18h horas, no espaço Café Teatro Rolidei, sede do Projeto Tamtam, seguido de debate sobre o tema A Saúde Mental além dos Cabelos Brancos, com a participação dos integrantes do grupo e convidados. O espetáculo tem recomendação etária livre, sendo mais apropriado para maiores de 14 anos.
O Baú de Candoca, cujo processo de montagem teve início em fevereiro de 2023, consiste no atual projeto cênico desenvolvido pelo Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), um dos mais longevos e atuantes coletivos artísticos da Baixada Santista, com 55 anos a desenvolver atividades culturais que têm como vértice o fazer teatral, tendo em sua atual formação artistas de várias gerações, que transitam entre 16 e 80 anos, em livre convivência e generosa troca de experiências e valores.
O espetáculo foi concebido a partir da adaptação teatral do conto homônimo de autoria da reconhecida artista portenha, radicada em Santos, Beatriz Rota-Rossi, permanente colaboradora do grupo, com o qual mantém em sentinela sua parceria, e montado sob a forma de Teatro-Painel, em que se desenvolve entre a estética da contação de histórias e o universo do circo.
Aborda, de forma farsesca, a degradação de uma família, de certa forma tradicional, a partir de episódios marcados pela cobiça, desprezo pelas convenções que fortalecem as relações entre as pessoas e, de forma catártica, a especulação imobiliária, tratando como viés dramático o desajuste com relação às questões etárias e seus códigos de respeito e ética.
Contou para o desenvolvimento da sua narrativa, com intervenções pontuais provocadas pela obra musical do artista, e igualmente colaborador do grupo, Julinho Bittencourt, que assina a trilha original do trabalho, ao qual
se somou o desempenho do artista multi-instrumentalista Jota Amaral, responsável pelos arranjos e sonoplastia que dão um toque todo especial ao espetáculo.
O Baú de Candoca tem na composição do seu elenco os atores Cesar Magalhães, Cícero Pinto, Edelvira Azevedo, Fabiano Santos, Livia Mendes, Mariana Gomes, Adilson Secco e Melissa Mardones. Completam a ficha técnica Tales Ordakji e Pedro Paulo Zupo, produtores do grupo e do espetáculo, respectivamente, contando ainda com Lindalva Parolini que, junto ao diretor do grupo, assina a criação dos figurinos, e Rose Magalhães, no desenvolvimento e elaboração das maquiagens.
SERVIÇO – Café Tetro Rolidei / Projeto Tamtam – Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Pinheiro Machado, 48, 3.º andar. Vila Mathias / Santos.
FICHA TÉCNICA
Texto original – BEATRIZ ROTA-ROSSI
Trilha original – JULINHO BITTENCOUT / Sonoplastia – JOTA AMARAL
Adaptação, direção e iluminação – GILSON DE MELO BARROS
Maquiagem – ROSE MAGALHÃES
Figurinos – GILSON DE MELO BARROS e LINDALVA PAROLINI
Preparação vocal – LILIAN ROCHA
Dinâmica de grupo – FABIANO SANTOS
Elenco – ADILSON SECO / CESAR MAGALHÃES / CÍCERO PINTO / FABIANO SANTOS / LIVIA MENDES / MARIANA GOMES / MELISSA MARDONES
Fotodocumentação – TITO WAGNER, ANA CAMPARINI e DENISE BRAGA
Imagens em vídeo – GUILHERME PIMENTA
Produção – PEDRO PAULO ZUPO e TALES ORDAKJI
Apoio Cultural – UNISANTA