O  NDC também promoveu  cursos rápidos, elaborou laudos de avaliação psicológica e firmou a primeira parceria com uma empresa. Seu objetivo é orientar tanto candidatos a empregos como empregadores.

 

Dúvidas ao fazer seu currículo, como se portar em uma entrevista de emprego e qual a carreira a seguir?  A Universidade Santa Cecília pode ajudá-lo, gratuitamente, com seu Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras (NDC). Criado em 21 de junho de 2012, o Núcleo já atendeu, até junho de 2013, cerca de 900 jovens, entre alunos e ex-alunos, e não apenas da Universidade, mas também de outras instituições.  A procura ultrapassa as cidades da Baixada Santista, pois chegaram pedidos de municípios como os de São Paulo e de Barra Mansa, no Rio de Janeiro.

Os interessados precisam solicitar um agendamento prévio de horários e encaminhar seu currículo para o e-mail ndc@unisanta.br .   Se houver necessidade, será marcado um atendimento individual, a ser  feito após o contato via e-mail, em um destes horários: terças, das 19 às 21 horas, às quartas-feiras, das 11 às 13 horas  e às quintas, das  17  às 21 horas.

Os candidatos a empregos são orientados a como se comportar nas entrevistas, diante de questionamentos como:  “Onde você pretende estar daqui três ou cinco anos? Por que você quer trabalhar nesta empresa? Como pode contribuir com esta organização? O que você considera que esta empresa pode lhe proporcionar?

“Caso o candidato não tenha resposta assertiva para algum desses questionamentos, isso poderá eliminar suas possibilidades de continuar no processo seletivo, afirma a professora Maria Cristina Pereira Matos,  idealizadora e coordenadora do NDC.  “A prática vem demonstrando que o candidato que não tem definido seu projeto profissional tende a ser menos competitivo na busca de suas oportunidades profissionais”.

Pós-doutora em recursos humanos pela USP,  com larga experiência no mundo acadêmico e na orientação a empresas, Maria Cristina ressalta a necessidade do candidato a emprego ter uma “âncora de carreira”, um norte para se guiar no primeiro emprego e também vislumbrar os próximos passos em sua trajetória profissional, diante de propostas novas ou desejo de mudar de atividade.

Ela e outros professores com larga experiência atendem individualmente os interessados que  procuram o Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras: o  psicólogo Aurelio Maschin, professor dos cursos de Pós-Graduação da Unisanta em Gestão Empresarial, Saúde e Pedagogia Empresarial   e Tânia Cristina dos Santos Guedes Pinto, professora da Graduação e de Pós em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial.

Parcerias com empresas

A primeira parceria do NDC foi feita com a Sartori & Xavier Recursos Humanos, que contratou o NDC para as atividades de avaliação psicológica.  A Sartori é um exemplo de empreendedorismo estimulado pela Faculdade de Administração e de Ciências Contábeis da Unisanta,  na qual nasceu o NDC. Um de seus sócios-proprietários, Fábio Sartori, formou-se em Administração na Unisanta em 2008, e seu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre recursos humanos e gestão de pessoas.

A realização de testes psicológicos pelas empresas é muito importante na hora de contratar, pois eles medem não apenas a inteligência do candidato, mas também a sua capacidade de se relacionar com os colegas (inteligência emocional), se  ele sabe focar em  prioridades  e outras características desejáveis para o empregado, conforme explica a coordenadora do NDC,

Nem sempre tirar nota dez em todas ou na maior parte das disciplinas significa um provável funcionário eficaz. Geralmente, os que estão na média de notas  escolares sabem trabalhar mais em equipe, segundo sugerem algumas pesquisas a respeito .      Outros, por serem muito criativos e com excelente desempenho escolar, podem ser orientados para atividades mais de acordo com suas habilidades.

Está para ser fechada uma parceria com uma grande empresa na área de saúde, para orientação quanto a um banco de dados  de emprego.

Os currículos, após análise, comporão um banco de dados que ficará disponível em plataforma na internet inicialmente a cerca de duas mil  empresas conveniadas da Unisanta  e a outras que venham a necessitar de  pessoal.  Posteriormente,  a assessoria e a consultoria se ampliarão para a comunidade em geral.

Cursos, palestras e coaching

O oferecimento de cursos rápidos, em torno de quatro horas, para funcionários de empresas, têm pequena remuneração, a fim de pagar a hora/aula do professor e os certificados.  Foram feitas palestras in company (para empresas),  durante as Semanas de Meio Ambiente e a Semana de Qualidade e uma série de cursos estão sendo organizados.

Autora de um Manual com modelos de currículos para alunos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, onde leciona e pesquisa, Maria Cristina Pereira Matos afirma que modelos de currículos diferenciados são disponibilizados pelo NDC, para atender candidatos a empresas de outras áreas.

Estão previstos cursos livres sobre formação de lideranças, desenvolvimento para trabalho em equipe, inteligência social, inteligência emocional, responsabilidade social e gestão de conflitos, entre outros.

Já o processo de coaching é direcionado para auxiliar as pessoas a descobrir e a desenvolver seu talento. Não se trata de treinamento para algum cargo, mas contribuir para o desenvolvimento de liderança. “O coaching não se estabelece em apenas um encontro ou sessão. São necessárias  no mínimo cinco reuniões. Por se tratar de atendimento a ser feito por profissional especializado, esse tipo de serviço  será cobrado por sessão, a preços diferenciados aos alunos da Unisanta”.

Multidisciplinar

A longo prazo, o Núcleo pretende oferecer estágios para os alunos do curso de Administração, Pedagogia e afins, com interesse em desenvolver competências para atuar na área de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas.

Outras atividades propostas são as pesquisas sobre as carreiras mais solicitadas pelo mercado, dentro de uma proposta multidisciplinar e científica. O Regulamento do NDC deixa clara sua Missão, de prestar serviços de qualidade na área de Recursos Humanos que possam agregar os acadêmicos, egressos e a comunidade em geral, além de propiciar “melhor preparo para as oportunidades junto ao mercado de trabalho, conduzindo-os pelos caminhos da responsabilidade socioambiental, dentro dos princípios e valores éticos”.

O NDC funciona no prédio onde está o Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese), na Rua Soares de Camargo, 31, segundo andar.