O minicurso foi dirigido a alunos de Engenharia Química da instituição.

O Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras (NDC) da Unisanta e o Capítulo Estudantil de Santos, associado ao American Institute of Chemical Engineers (AIChE), promoveram um minicurso sobre vida profissional, nesta quinta-feira, 25 de abril.

A iniciativa do minicurso partiu do aluno Thiago Pongelupe, presidente do Capítulo Estudantil – AIChE Santos e acadêmico do curso de Engenharia Química. “O Thiago faz parte da AICHE, então eles preocupados em como o aluno vai enfrentar o mercado de trabalho. Estavam procurando parcerias para poder preparar o pessoal da engenharia química para essa fase”, comenta Cristina Matos, coordenadora do NDC e diretora da Pós-graduação Latu senso da Unisanta.

O minicurso teve como proposta preparar o aluno na área de marketing, marketing pessoal, a importância do currículo, processos de seleção, ferramentas seletivas utilizadas na entrevista e dinâmica de grupo.

Segundo Cristina, a Unisanta já vem promovendo esse serviço de auxílio ao aluno, principalmente com acadêmicos dos cursos de Engenharia, mas,  dessa vez, foram os alunos que se interessaram em trazer o assunto para os demais colegas. “Os acadêmicos da Engenharia Química vieram nos procurar em parceria com essa associação internacional, então ajuda-los nesse quesito é importante, assim como ensinar oratória e como falar em público”.

O minicurso foi voltado para os alunos de Engenharia Química, mas aberto ao público em geral.

Sobre o Núcleo de Carreiras (NDC/Unisanta) – Focado no mercado de trabalho, o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) foi criado em maio de 2012 e objetiva colaborar com alunos e formandos da Unisanta na busca por colocações no mercado de trabalho. O Núcleo oferece diversas orientações no intuito de qualificar os estudantes para que melhor se apresentem no mercado de trabalho. Realiza serviços de consultoria e assessoria em Recursos Humanos para empresas de diferentes segmentos. O NDC/Unisanta é coordenado pela professora Maria Cristina Pereira Matos e conta com a participação dos professores Aurélio Moschin e Tânia Cristina Guedes Pinto.

American Institute of Chemical Engineers (AIChE) é uma organização líder mundial para profissionais de Engenharia Química. O instituto possui um programa intitulado “Capítulos Estudantis”,  que tem como finalidade proporcionar oportunidades de formação complementar aos alunos, como contatos com empresas e universidades, promovendo um desenvolvimento pessoal durante e depois da graduação aos alunos. A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi aprovada para participar do programa em janeiro de 2019, criando a AIChE – Santos, sendo a única Universidade a ter essa parceria no Estado de São Paulo.