Núcleo de Carreiras já atendeu 4500 pessoas com orientações de mercado de trabalho

178

Apresentações em dinâmicas e entrevistas e a formatação bem elaborada do currículo podem fazer a diferença no competitivo mercado de trabalho e na busca da melhor colocação profissional, afirmam os especialistas do Núcleo.

Mais de 4500 pessoas já foram beneficiadas com as orientações e atendimentos gratuitos realizados pelo Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreiras (NDC) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), desde sua criação, em 2012. Dicas para elaboração de currículos atrativos, o comportamento adequado em dinâmicas de grupo e entrevistas, além da realização de palestras e cursos sobre desenvolvimento e gestão de carreiras, estão entre as propostas do NDC, que auxilia as pessoas na busca de uma melhor colocação profissional. O atendimento é aberto aos alunos, ex-alunos e comunidade em geral.

De acordo com o Prof. Aurélio Moschin, da equipe do NDC, esse momento é de suma importância para os universitários, em especial àqueles que estão terminando seus cursos e saem à procura de um estágio, de uma vaga de trainee ou mesmo de seu primeiro emprego. “É a fase em que a apresentação e formatação bem elaborada de seu currículo fará toda diferença nesse momento competitivo no mercado”, diz o especialista.

“Preparar-se para a entrevista e demais fases do processo de seleção das empresas é um diferencial. O estar seguro, confiante, saber como se posicionar e sentir-se capacitado já é mais da metade do caminho percorrido para a conquista de uma vaga de emprego”, acrescenta Aurélio, que é psicólogo e possui mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos.

No momento em que todos buscam uma melhor colocação no mercado em decorrência da limitada oferta de emprego, as pessoas devem ter consciência da concorrência e estarem sempre atualizadas. “Sai na frente quem se prepara e desenvolve competências. Esse é o perfil que o mercado de trabalho necessita: pessoas com diferenciais cada vez mais qualificadas e capacitadas”, explica.

Minicurso realizado aos alunos de Engenharia.

Minicursos – Atento às exigências do mercado atual, Matheus da Ressurreição, aluno do 4º ano de Engenharia da Computação, utilizou os ensinamentos do minicurso realizado pelo NDC aos alunos de Engenharia, em agosto. Dividido em três encontros, o minicurso teve como objetivo preparar os estudantes para as diversas etapas que envolvem um processo de seleção.

“O curso foi importante para eu poder reavaliar o meu comportamento durante as entrevistas e dinâmicas de grupo. Consegui corrigir as minhas falhas e também construí um currículo que está de acordo com o que as empresas pedem hoje. Percebi que estava em uma posição muito inferior quando comparado com outros candidatos para as empresas da Grande São Paulo. Sendo assim, eu me corrigi para poder competir com os outros candidatos”, disse o futuro engenheiro.

Matheus participou de dinâmicas de grupo antes e depois de passar pelo minicurso e notou melhoras em sua performance. “A diferença que senti foi a tranquilidade que adquiri ao saber o que os avaliadores podem pedir. Umas das inúmeras dicas que foi passada, é relativa a fase da dinâmica de grupo. A dica consiste em não ficar muito quieto em uma dinâmica, porém, não falar muito ao ponto de ofuscar os outros concorrentes, afirmou o estudante, que está pleiteando algumas vagas em São Paulo.

“Orientamos alunos, ex-alunos, egressos e a comunidade em geral, quanto a sua participação em processos seletivos, intensificando cada etapa deste processo. Também desenvolvemos e elaboramos cursos afins para atender às necessidades do mercado e das empresas”, explicou a prof.ª Ms. Tânia Cristina dos Santos Guedes Pinto, também integrante da equipe do NDC.

O Núcleo de Carreiras já desenvolveu cursos sobre empregabilidade para algumas empresas, entre elas, o Grupo Libra e a Sartori & Xavier Recursos Humanos. Em julho de 2017, realizou um curso in company para dirigentes angolanos da empresa Beacon & South Atlantic Agenciamentos LTDA sobre aspectos e conceitos de Plataforma Logística, com base em Santos. Também estiveram presentes da Feira de Carreiras da Unisanta, onde deram orientações para cerca de 300 estudantes sobre o mercado de trabalho.

A coordenação do NDC está a cargo da Profa. Dra. Maria Cristina Pereira Matos, Pós-doutora em Recursos Humanos pela USP e com larga experiência no mundo acadêmico e na orientação a empresas. Também integram a equipe o psicólogo Aurélio Moschin, professor especialista da Pós-Graduação da Unisanta em Metodologia de Pesquisa e Trabalhos Científicos e Recursos Humanos e Prof.ª Ms. Tânia Cristina dos Santos Guedes Pinto, docente da graduação e de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas.

Atendimento – O Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreiras (NDC) realiza atendimentos gratuitos às quartas-feiras, das 17h às 19h, e às quintas-feiras, das 11h às 13h e das 16h30 às 18h30. Os interessados devem fazer o agendamento do atendimento pelo e-mail ndc@unisanta.br