NPH-Unisanta participa de Oficina Regional de Capacitação da Plataforma Saric

101

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) participou, no dia 31 de outubro, da Oficina Regional de Capacitação da Plataforma Saric – Sistema de Alerta de Ressacas e Inundações Costeiras, voltada para os técnicos de defesas civis e gestores públicos dos municípios do litoral de São Paulo. Essa oficina ocorreu na Unisanta, contemplando os municípios da Baixada Santista e litoral Sul.

A equipe do projeto Fapesp, da qual a Unisanta faz parte, realizou o treinamento da Plataforma Saric presencialmente, reunindo gestores e técnicos de Defesa Civil dos municípios do setor costeiro central e sul. A atividade também promoveu visitas de campo nas praias escolhidas em função de problemas decorrentes de erosão costeira existente.

O objetivo dessa oficina é capacitar os técnicos de Defesa Civil e gestores dos municípios costeiros de São Paulo para utilização da Plataforma Saric e, a partir das previsões disponíveis, auxiliar os técnicos a avaliar o risco de erosão e inundação costeira nos seus municípios, monitorar os impactos dos eventos meteoceanográficos intensos e apoiar a elaboração dos Planos de Contingência Municipal de Ressacas e Inundações Costeiras.

A coordenadora do Saric, Celia Regina Souza, relata importância de conseguir defender a praia desses fenômenos da natureza. “Quando a maré invadir, vai jogar água e vai erodir a praia. Se ela não conseguir se defender contra essa ação de ressaca e maré alta, essa água vai para avenida interromper o trânsito e afetar a estrutura urbana”.

Matheus Ruiz, pesquisador do NPH da Unisanta, explica o trabalho que desenvolve no núcleo. “Tem todo um trabalho desenvolvido voltado para o município de Santos e agora com foco na erosão costeira que traz esse sistema que é o Saric, que também traz essas previsões, mas para todo o litoral do estado de São Paulo”.

“Nós fazemos a previsão para o litoral sul, Baixada Santista e também para o litoral norte, com pesquisas sobre a altura da onda, direção média, período de pico, nível do mar, além das variáveis atmosféricas meteorológicas que vão trazer impacto principalmente durante esses eventos mais intensos”, completa o pesquisador.

Alexandra Sampaio, coordenadora do NPH da Unisanta, falou sobre o foco do trabalho que o Núcleo realiza. “Quando tem a previsão de um evento, olhamos para o litoral já com focos nessas regiões que podem ser mais afetadas porque elas já são mais vulneráveis, então a gente acrescenta uma qualidade para o sistema e principalmente para os municípios, para que eles possam ter esse exercício de observação entre o que está previsto e qual o impacto na região”.

Essa foi a primeira de duas Oficinas Regionais de Capacitação da Plataforma Saric. A segunda será realizada na semana do dia 6 de novembro, dessa vez em Caraguatatuba, para os municípios do litoral norte.