Figura 1. Resultado do modelo de ondas para quinta-feira (14/jun. 09h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas

Com a chegada de uma frente fria na região, caracterizada por ventos intensos do quadrante sul, de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta a previsão para a noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira (14/06) é de ondas moderadas oriundas do quadrante sul superiores a 2,0 metros (Figuras 1 e 2). A previsão é que o mar continue agitado até o próximo sábado (16/06).

Além disso, o nível do mar previsto estará acima da tábua de marés, segundo os resultados dos modelos, a maré deve ultrapassar 1,6m por volta de 02h e 1,7m por volta de 15h de quinta-feira (14/06), representando um aumento de 30cm e 20cm, respectivamente, em relação à tábua de marés (Figura 3).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de ondas de quadrante sul com altura significativa entre 2,0 e 3,0 metros na Baía de Santos.

Apesar disso, não são esperados impactos, oriundos da agitação marítima, nas estruturas urbanas na Ponta da Praia devido a intensidade e direção preferencial das ondas. Entretanto, essa maré acima da tábua pode ocasionar alagamentos pontuais, se associada a eventos de chuvas, como prevista por alguns modelos meteorológicos para os próximos dias.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 10h30 de terça-feira (12/06/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja) e Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados coletados pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés em roxo.