ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | NOTA MÁXIMA (5) DO MEC, NO RECONHECIMENTO DO CURSO/ 3 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE

Outros motivos para fazer Engenharia de Computação na Unisanta :

– Aulas práticas desde o primeiro ano;

– Nova grade curricular voltada para a indústria 4.0;

– Método de Aula Invertida, com participação dinâmica do aluno, é aplicado para criar protótipos em classe, como sistemas anticolisão de veículos, entre outros. Nesse exemplo, cada grupo criou logomarcas dos produtos e esboçou campanhas publicitárias, atendendo,  assim,  ao mais atualizado ensino de Engenharia;

-Possibilidade de estudar um semestre na Universidade de Coimbra.

-Formados se destacam em multinacionais e estágios no exterior e no País;

-Prêmios no Startup SP Sebrae 2018, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, entre outros concursos e desafios. O último foi o da equipe Santa Games, formada por graduandos e ex-alunos do Curso, que venceram o Hackathon Unisys-Senai, de segurança digital;

– Participação interdisciplinar no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), voltado para promoção da autonomia, independência, melhoria da qualidade de vida e inclusão social do indivíduo com dificuldade ou incapacidade funcional.

Funções  do Engenheiro de Computação –  O Curso de Engenharia de Computação da Unisanta forma profissionais preparados para atuar em projeto de computadores e periféricos, automação residencial e industrial, aplicações de sistemas de telecomunicações, desenvolvimento de software, integração entre hardware e software, robótica, gerenciamento de redes de computadores, gerenciamento de processos industriais e engenharia de aplicação, entre outras.

O engenheiro de computação possui conhecimentos e habilidades específicas no projeto e desenvolvimento e aplicação de sistemas informatizados, desde o estudo e especificação dos materiais, Gestão de TI, software e hardware, integrando-os nos equipamentos e serviços para os fins desejados.

Empreendedorismo – Dispositivos de controle de consumo de ar-condicionado e de monitoramento de manutenções veiculares desenvolvidos por alunos de Engenharia de Computação foram selecionados entre os melhores no Startup SP – Sebrae, programa de desenvolvimento de startups digitais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). Os selecionados receberão o suporte do Sebrae e parceiros, com foco na validação do modelo de negócios e  no mercado. O Curso de Engenharia da Computação criou uma disciplina voltada ao empreendedorismo, e as startups são consideradas grande fonte de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, além de responsáveis pela criação de mais de 50% dos novos empregos no mundo.

Credenciamento – Em 2014, unidades de pesquisa da Unisanta foram credenciadas pela Agência Nacional de Petróleo, em Automação e Controle de Processos, Desenvolvimento de Algoritmos Estruturados em Lógica Paraconsistente para Tratamentos de Dados e Tomadas de Decisão.

Congressos –   Participação em congressos nacionais, como o CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, obtendo as primeiras colocações, e também no COBRIC – Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, além de competições nacionais, como a Guerra de Robôs (robôs gladiadores), o Futebol de Robôs e a Competição Aerodesign, promovida pela SAE – Sociedade de Engenheiros Automotivos-Brasil.

A Unisanta sediou o Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia e tem relevantes pesquisas científicas na área de Inteligência Artificial Robótica (referência nacional).

Pesquisas – Alunos que participaram de estágios no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse, na França, construíram Chips – Circuito Integrado elogiados. Uma das turmas conquistou o segundo lugar em eficiência nesse desafio proposto.

Pesquisas são incentivadas pelos grupos de Lógica Paraconsistente Aplicada em Automação e Robótica, Sistemas Inteligentes, Métodos Tecnológicos Aplicados à Bioengenharia e pelo grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada.

Os alunos desenvolvem seus Trabalhos de Conclusão de Curso com apoio do Núcleo de Pesquisas Eletrônicas da Unisanta. Entre eles, destaque, o Jogo Educativo Adaptado com Painel Controlador para crianças com deficiências físicas e motoras, feito para o Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Pode atuar em áreas como Telecomunicações, Bioengenharia, Automação Elétrica (Robótica), Informática, Arquitetura de Computadores e afins.

Área: ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: Diurno*

*A duração será de 5 anos (10 semestres), sendo três com aulas diurnas e os dois anos restantes com aulas noturnas, pois nesse período há grande possibilidade de estágios.