Os artigos descrevem a Lógica Paraquântica – construída como os fundamentos da Lógica Paraconsistente Anotada – ligada à Física Quântica, sugerindo “modelos físicos mais próximos da realidade do universo”, segundo o autor.

A Lógica Paraquântica aplicada na resolução de fenômenos físicos, descrita pelo prof. Dr. João Inácio da Silva Filho, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), pode compatibilizar a Teoria da Relatividade com a Física Quântica, gerando modelos que retratam melhor a realidade do nosso universo, segundo o autor.

A importância dos ensaios matemáticos de Silva Filho, que mostraram os fundamentos do que ele chama de Lógica Paraquântica, pode ser medida pela repercussão nos meios acadêmicos internacionais.

O Journal Of Modern Physics (Jornal da Física Moderna) publicou a respeito dois trabalhos do professor da Unisanta, em versões impressa e digital, e a Nasa acolheu os dois ensaios na sua base de dados que armazena artigos relevantes ligados à Astrofísica.

João Inácio da Silva Filho trabalha há 12 anos em pesquisas de Lógica Paraconsistente com o Grupo GLPA-Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada, sediado na Unisanta e registrado no CNPQ desde 2006. A Lógica Paraconsistente é um tipo de Lógica capaz de ¨”trabalhar com contradições”, assim como o pensamento humano.

Os resultados e demonstrações com exemplos das aplicações das equações paraquânticas serão publicados no terceiro artigo, que já foi submetido e aprovado pelos avaliadores, aceito para posterior publicação no Jornal de Física Moderna.

Contradições na Física “A aceitação da Lógica Paraconsistente Anotada nos cálculos (matemáticos) de análises de sistemas físicos indica que a recém-criada Lógica Paraquântica mostrada no artigo pode ser capaz de criar modelos físicos mais próximos da realidade, ligando diversas áreas que atualmente mostram resultados incompatíveis da Física”, explica João Inácio.

Para ele, tudo indica que os resultados obtidos por suas pesquisas podem ser mais adequados “para modelar o nosso universo do que os modelos que utilizam a Física Clássica e que têm provocado diversas contradições nas análises entre as diferentes áreas da Física”.

“A Lógica Paraquântica se apresenta com boa potencialidade para se tornar, no futuro, aquela com fundamentos capazes de produzir modelos que unam e compatibilizem os resultados da Física Quântica com os obtidos pelas equações da Teoria da Relatividade”.

“O artigos trazem resultados que estabelecem a relação entre um fator matemático que desenvolvemos com base em um tipo especial de Lógica capaz de lidar com contradições, a chamada Lógica Paraconsistente, e a constante de Planck, de papel fundamental na teoria da mecânica quântica. Tudo leva a crer que a descoberta deste fator matemático é muito importante para toda a Física Moderna”.

Relação matemática

O primeiro trabalho, publicado em novembro de 2011, tem como título Paraconsistent Annotated Logic in Analysis of Physical Systems: Introducing the Paraquantum Factor of Quantization hψ. O ensaio apresenta um fator extraído dos conceitos da Lógica Paraquântica, “que é identificado com a constante de Planck h, um valor fundamental da Mecânica Quântica”.

O segundo artigo, publicado no mês de dezembro de 2011, intitulado Analysis of Physical Systems with Paraconsistent Annotated Logic: Introducing the Paraquantum Gamma Factor γψ apresenta um Fator da Lógica Paraquântica ligado ao Fator de Lorentz, que por sua vez, é fundamental na Teoria da Relatividade. “A relação matemática entre estes dois fatores paraquânticos resulta em equações capazes de descrever modelos que representam sistemas físicos tanto relacionados à Mecânica Quântica como à Teoria da Relatividade, que são duas áreas incompatíveis quando se utilizam dos conceitos originados da Física Clássica Newtoniana”, explica João Inácio da Silva Filho.
Estão sendo feitas as revisões finais em um terceiro e quarto artigos.

Áreas da Física
Silva Filho lembra que a Física, ciência que modela a nossa realidade, é sustentada pelos conceitos de três grandes áreas de estudos. A principal é a teoria de Isaac Newton, ou a Física Newtoniana, que também é conhecida como Física Clássica. “A segunda é a Teoria da Relatividade, que tem Albert Einstein como principal figura. A terceira é a Mecânica Quântica iniciada por Max Planck na primeira metade do século XX e depois estudada por grandes nomes da Física como Bohr e Schrödinger. Esta classificação entre os três pilares da Física somente é possível porque em alguns casos existe uma clara incompatibilidade nos cálculos levando resultados totalmente contraditórios entre si”.

Seguem outras explicações:

“A teoria quântica, que se iniciou em 1900 com a hipótese proposta por Max Planck de que toda a energia é irradiada e absorvida na forma de elementos discretos chamados quanta, foi quem mais trouxe confusão nas bases da Física Clássica. De modo empírico, com base em resultados experimentais, Planck sugeriu um valor de quantização que ficou conhecida como constante de Planck h”.
“Em 1905, com base na hipótese quântica de Planck, Albert Einstein postulou que a própria luz é formada por quanta individuais. Dessa forma, a partir dessa constante obtida empiricamente foi formada toda uma teoria quântica que, apesar de tão combatida pelos próprios criadores, hoje é comprovada por diversos experimentos cujos resultados muitas vezes parecem fugir da observação da nossa realidade. No entanto, ao que se sabe, até agora nenhuma comprovação matemática convincente da constante de Planck h que possa ser traduzida em modelo da realidade foi apresentada. Nem tão pouco foi apresentado uma lógica com fundamentos completos que possa ser considerada Lógica Quântica na qual possa ser o sustentáculo lógico matemático para unir as áreas incompatíveis da Física’.

“Os projetos de aplicações da Lógica Paraconsistente, na forma como é interpretada pelo GLPA-Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada – sediado na Unisanta tem trazido alguns resultados que, quando não sofrem restrições impostas, são identificados com fenômenos encontrados na Mecânica Quântica. Observando esses resultados sem restrições, a Lógica Paraconsistente Anotada com anotação de dois valores LPA2v pode ser considerada uma lógica quântica, que foi denominada de Lógica Paraquântica”.

“Essa linha de pesquisa com a Lógica Paraquântica resultou na publicação no “Journal of Modern Physics” do paper: “Paraconsistent Annotated Logic in analysis of Physical Systems: Introducing the Paraquantum Factor of quantization hψ”.

“Ao que tudo indica esse primeiro artigo com os fundamentos da Lógica Paraquântica pode ser uma importantíssima contribuição a Física Moderna porque apresenta a obtenção matemática do fator de Quantização Paraquântico hψ que tem seu valor identificado com a constante de Planck h, que sustenta a Mecânica Quântica. Além disso, conforme é mostrado neste artigo a partir do valor de hψ se obtém a carga elementar paraquântica eψ que é identificada com a carga elementar do elétron”.

O outro paper Analysis of Physical Systems with Paraconsistent Annotated Logic: Introducing the Paraquantum Gamma Factor γψ complementa o primeiro permitindo que sejam consideradas equações paraquânticas para serem aplicadas no modelo lógico que envolve a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade.

“Esses resultados abrem um vasto campo de pesquisa envolvendo a Lógica Paraconsistente Anotada (LPA2v) aplicada em análises de Sistemas físicos em sua forma de Lógica Paraquântica. Os modelos obtidos indicam que a Lógica Paraquântica é uma promissora candidata a ser no futuro a lógica capaz ligar as diversas áreas incompatíveis da Física e assim modelar adequadamente a nossa realidade”.

Leia mais:
http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?paperID=8647#abstract
http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?paperID=9040#abstract
O Journal of Modern Physics” tem acesso livre no endereço: http://www.scirp.org/journal/jmp/.

João Inácio da Silva Filho coordena o Grupo de Lógica Paraconsistente Anotada (GLPA), sediado na Unisanta e hoje um dos principais grupos de pesquisa de prestígio nacional e internacional na área.