O professor do Curso de Engenharia Mecânica, Dr. José Carlos Morilla, assumiu o cargo de coordenador do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) da Universidade Santa Cecília, neste mês de agosto. Iniciativa pioneira na região, o NINE funciona como uma pré-incubadora de empresas, visando o mercado de trabalho para alunos, egressos e professores da Universidade.

Morilla, mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Engenharia de Materiais, pretende estimular a articulação de projetos interdisciplinares entre os cursos da Unisanta, a exemplo do que já existe com a Engenharia e a Fisioterapia da Universidade. Ele é professor das disciplinas Resistência de Materiais e Projeto de Graduação do curso de Engenharia Mecânica, mas já vinha participando do NINE como professor orientador e gestor de projetos.

O Núcleo oferece, desde 15 de outubro de 2008, assessoria técnica e instalações físicas para alunos e professores que possuam projetos inovadores, em produtos, serviços ou processos. Entre os objetivos, está o de despertar o espírito empreendedor, além de aproximar os meios acadêmico e empresarial.

Trabalhos de Conclusão de Curso, de iniciação científica e projetos de pesquisa, com viabilidade comercial, têm sido selecionados e acolhidos pelo NINE. Entre os projetos desenvolvidos com apoio do Núcleo está o PARACRED – Análise Paraconsistente de Crédito, aprovado em 2009 como empresa residente na Incubadora de Empresas de Santos. Trata-se de um software destinado a empresas que atuam na área de concessão de crédito, como bancos, financeiras e lojas. Analisando o banco de dados dos clientes, empresa ou pessoa física, o software é capaz de identificar o risco da concessão da operação de crédito.

Entre outros projetos que passaram pelo Nine e foram aprovados pelo Conselho Técnico da Incubadora de Empresas de Santos estão o de produção de barras de cereais com pectina de maracujá, com apoio do SENAI e parceria com a empresa CASCONE; e o de Aproveitamento de peles e escamas no Litoral Sul.

Passaram pelo Núcleo e estão em vias de serem patenteados: maca de gestante, andador e câmera hiperbárica, para o transporte de órgãos. Com apoio do Programa de Inovação do SENAI e bolsa do CNpq, está sendo desenvolvida a produção em spray dryer da biomassa de banana verde, em parceria com a Vale Mais.

Cada projeto é apoiado por 18 meses, até que o protótipo adquira maturidade para se transformar em um produto, serviço ou processo com alta incorporação de tecnologia e inovação, e seja considerado apto para ser comercializado. Os alunos e/ou egressos, a partir dessa etapa, poderão constituir uma empresa, incubar o projeto em uma incubadora ou até mesmo transferir a tecnologia para uma empresa já existente, por meio de comercialização ou de parceria.

O NINE possui dependências exclusivas para sua finalidade, contendo sala da coordenação, recepção, sala de reuniões e salas individuais para cada projeto, em uma área de aproximadamente 80 m2, no 8º andar do Bloco M.

Os projetos apoiados podem utilizar todos os laboratórios da Universidade para o desenvolvimento dos protótipos. As consultorias oferecidas são tecnológica, de estudo de mercado, organizacional e financeira. O coordenador, além de gerenciar o complexo técnico, administrativo e operacional, articula parcerias, inclusive aquelas que deem sustentação financeira para o Núcleo e para os projetos abrigados.

Além de um compromisso com o desenvolvimento tecnológico, o NINE procura o aperfeiçoamento da educação, o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a responsabilidade socioambiental, com ética e profissionalismo, explica o Dr. José Carlos Morilla.

O NINE funciona na Rua Oswaldo Cruz, 277 – Bl. M – 8o andar – sala 1 – Santos/SP. Outras informações: (13) 3202-7100 – R.7219.

E-mail: morilla@unisanta.br