Em manhã de muita emoção, o Complexo Educacional Santa Cecília inaugurou hoje (3/8) o Memorial Santa Cecília, espaço de preservação e difusão da memória da Instituição, idealizado pelo Colégio e pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), que conta também com o Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil.

Localizado no pátio do Bloco M da Unisanta, o espaço materializa a preocupação com a memória histórica da Instituição, que há 61 anos fomenta capacitação e desenvolvimento do indivíduo e é referência no País. O recorte para a exposição perpassa por três vetores: a trajetória da família Teixeira, da Instituição de Ensino e do esporte, com ênfase à natação. Todas as informações do acervo podem ser acionadas também por QR Code, de fácil acesso no local.

Para Marcelo Teixeira, presidente do Conselho de Administração da Unisanta, o Memorial é um local para lembrar fatos importantes que fazem parte da história da cidade e da região, do País e do mundo. “Uma manhã festiva, iluminada, própria para o momento de emoção, de recordar, de viver e de sonhar. Vocês imaginem que, para nós traduzirmos num espaço, a história dos 60 anos do nosso complexo educacional talvez devesse ter o tamanho do nosso campus, diante de tantas conquistas e tantas vitórias, tantas vidas envolvidas, professores, funcionários, diretores, alunos, familiares”.

Marcelo completa ainda: “Diante de tantos que por aqui passaram que puderam contribuir de uma forma decisiva para que nós hoje pudéssemos escrever e mostrar parte dessa história. Familiares de sangue ou aqueles que não sejam de sangue, mas são todos cecilianos que fizeram páginas fantásticas, maravilhosas que estão algumas delas ali mostradas”.

Para a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, “gratidão é palavra do dia de hoje, tão especial. Gratidão aos nossos fundadores: a Milton Teixeira,  que com certeza está aqui. Lembro que, quando ele não podia caminhar, ficava ali sentado no banquinho como ele está lá,  em frente da igreja para poder saudar a todos os seus alunos, professores e funcionários. Gratidão a Nilza. Milton tinha que ter uma mulher como Nilza. Sem nos esquecer de Emília, uma educadora como Emília que foi a primeira a diretora, que trabalhava no município de Santos e vinha trabalhar no Santa Cecília e ajudar a nos criar também”.

Ainda segundo a presidente, “no Memorial não estamos falando apenas do passado, nós não estamos falando só desse presente e nem só desse futuro. Aqui a gente visa que as pessoas alcancem capacidade que nem imaginem ter. Então essa história é de quem comandou e consegue distribuir a felicidade e o amor. A história de todos vocês é principalmente uma história de coragem”.

Para a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira, “essa é uma história de família e é tão raro nós podermos contar histórias de família. São histórias de família com lutadores como Milton, Emília, Nilza, histórias também de perseverança. São aqueles que pensaram, sonharam e conseguiram dar um passo além e não registraram só a história, mas também um exemplo de humanismo, isso é a marca do Santa Cecília, a marca daqueles que fazem a educação brilhar”.

Ainda de acordo com Sílvia, o Memorial é um pedacinho. Não é possível contar tudo que é feito em ciência, pesquisa, arte. Que a gente, se encantando por esse recorte, possa tecer, pensar, acreditar a partir daí no Brasil e o Santa da década de 2050. “Novas ciências que serão desbravadas, novos prêmios em todas as áreas, hoje estamos aqui nos 50 anos da Engenharia e 25 da Arquitetura”.

“Estou muito feliz de fazer parte dessa história, inaugurando o Memorial e comemorando um ano da medalha olímpica. É um dia muito especial, não só para mim, mas para a família Santa Cecília e a família Teixeira também”, disse a campeã olímpica e atleta da Unisanta, Ana Marcela Cunha. E completa ainda: “O memorial é o futuro e eu espero que muitas pessoas passem por aqui para ver a história desde o início da escola até a universidade e o esporte aliado à educação, que sabemos que é muito importante”.

Emília Maria Pirilo foi a primeira diretora do colégio e esteve presente na inauguração. “É emocionante, fiz parte desde a fundação, eu e a minha irmã, Nilza. Começamos com 22 alunos, hoje estamos com 22 mil alunos”, disse emocionada. As lembranças também são para a construção de um futuro que está nas mãos das gerações mais novas da família, trazendo mais tecnologia e inovação.

Sobre o local – No primeiro espaço, como um túnel do tempo, destacam-se objetos do professor Milton Teixeira e dos filhos Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo junto com documentos da primeira escola Santa Cecília e da Universidade.

O espaço é dividido em 3 painéis. O painel 1 mostra a origem da família Teixeira e a história do professor Milton, com informações e fotos sobre infância, formação acadêmica, trajetória profissional, trajetória esportiva e literária.

No painel 2, chama a atenção o espaço idealizado da sala de Milton, com sua mesa de trabalho, diversas condecorações e publicações.

Já o painel 3 resume o envolvimento proativo dos irmãos Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo, junto às atividades administrativas e acadêmicas da Universidade, que compreendiam a responsabilidade de levar adiante o que havia sido construído e o compromisso com a renovação e aprimoramento da Instituição.

Ainda no primeiro espaço, os visitantes podem conhecer um pouco sobre a origem do Colégio Santa Cecília, desde a compra da primeira escola, localizada na Av. Rodrigues Alves, 332, até ela se tornar um dos maiores complexos educacionais do País.

Para a curadora do Memorial, Esp. Marjorie C. F. Medeiros, conhecer o processo de construção de uma instituição ou de uma sociedade é uma maneira de conservar e fortalecer seu passado. “O pioneirismo da Unisanta, referência na formação acadêmica e esportiva na região, em organizar o Memorial Santa Cecília, é de extrema importância para a própria Universidade, assim como para a comunidade em que está inserida, permitindo um novo olhar sobre a instituição, além de salvaguardar sua história para futuras gerações. Em suma: valorizar o passado e possibilitar a sua articulação com as ações desenvolvidas no presente e no futuro”.

UNISANTA e o ESPORTE – No segundo espaço, o núcleo esportivo mostra como a paixão que a família Teixeira mantém pelo esporte reflete na Universidade Santa Cecília. Entusiasta do esporte e compromissado com a educação, para Milton Teixeira essa foi a combinação ideal, o início da expansão e de um novo conceito educacional.

No local estão alguns dos principais troféus conquistados pela natação da Unisanta, assim como painéis com os primeiros nadadores na década de 1970 e de nadadores das novas gerações a partir da década de 80, atletas de renome nacional e internacional que representaram a Universidade no passado e presente, como Ana Marcela, Nicholas Santos, Léo de Deus, Lucas Santos e Felipe Ribeiro. O visitante poderá conhecer troféus, medalhas e vestimentas cedidas pelos atletas, com destaque para as medalhas olímpicas de ouro, da nadadora Ana Marcela, e de bronze, de Poliana Okimoto. Igualmente a trajetória da maratonista aquática Renata Agondi, nadadora da Unisanta que faleceu tragicamente na travessia do Canal da Mancha, recebeu sensível homenagem.

O intuito da mostra é preservar e democratizar as referências patrimoniais da instituição para que o público, ao caminhar entre seus ambientes, tenha um olhar renovado sobre a Universidade Santa Cecília, instituição acadêmica e esportiva de significativa importância para a memória pública do País.

Segundo o arquiteto Gino Caldatto Barbosa, responsável pelo Projeto Expográfico do Memorial, em 100m2 de área foi seguido um recorte temático que serviu para determinar a elaboração da individualidade dos ambientes. “Nesse contexto de inserção das obras, foi natural iniciar a visita por uma espécie de ‘Túnel do Tempo’ onde o visitante poderá conhecer a memória da família Teixeira e da Universidade. Em seguida, o ambiente que trata do esporte na Unisanta, com ênfase para a natação, foi pensado como cédula de identidade impressa dos atletas, em que o público conhecerá suas imagens e conquistas”.

Hall da Fama – Ainda como parte do Memorial, foi instalado o Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil, inovador e pioneiro do País. A princípio, o espaço destaca quatro atletas brasileiros de expressão na modalidade: Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Igor de Souza e Abílio Couto.

O Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil é um projeto para homenagear os melhores atletas da modalidade e personalidades que ajudaram o esporte a crescer no Brasil. Anualmente serão homenageados atletas e dirigentes através de uma votação dos membros do conselho.

Igor de Souza, presidente do Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil e diretor da Federação Aquática Paulista, participou do evento de forma remota pois está nos Estados Unidos. Para ele, a decisão de se instalar o Hall da Fama na Unisanta “foi por merecimento e agradecimento, uma vez que a Universidade é a principal apoiadora e incentivadora das Maratonas Aquáticas, além de estar na cidade de Santos onde grande parte da história deste esporte foi iniciada”.

“As Maratonas Aquáticas e a Unisanta são uma fusão que só gerou alegrias. Duas medalhas olímpicas para o País, etapa da Copa do Mundo com recorde de participantes, sede de preparação e swim camp para diversos países, devido à logística de piscina e mar, sede de Encontro de Técnicos e cursos voltados para a modalidade”, conclui Igor.

Para a escolha dos homenageados, são considerados os seguintes requisitos: atletas brasileiros com resultados expressivos em nível internacional; atletas/técnicos brasileiros de resultado ou contribuição para a evolução do esporte; dirigentes/incentivadores brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento do esporte.

Neste ano, o indicado será definido pelos três membros que também estão no Hall da Fama Internacional, ou seja, Igor de Souza, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha.

SERVIÇO –  O Memorial Santa Cecília está aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 17h às 21. No sábado, o horário de funcionamento é das 9h às 13h. Não é necessário agendamento. No entanto, os interessados em agendar uma visita em grupo ao espaço podem entrar em contato pelo e-mail memorialsantacecilia@unisanta.br.

Confira o vídeo sobre o memorial: