O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), através da iniciativa da Câmara Técnica de Saneamento e Usos Múltiplos e cooperação da Comissão Especial de Educação e Divulgação, realiza o seminário Caminhando para o Futuro – Revitalizando a Bacia Hidrográfica, dias 2 e 3 de dezembro, no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Cesário Mota, 8, no 4º andar. O objetivo é abordar a revitalização da bacia hidrográfica e a conscientização do uso da água.

O evento tem apoio da Unisanta, Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo e Fundação Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), e patrocínio do Governo Federal e Petrobras.

Abertura – A cerimônia de abertura será realizada no dia 2, às 19h30, com o lançamento da campanha O Uso Racional da Água desenvolvida pela Agência Universitária de Publicidade e Propaganda (AUPP) da Unisanta. A agência doará as peças publicitárias confeccionadas para os elevadores e bebedouros da Universidade para que sejam utilizadas nos municípios do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS).

As palestras da abertura serão ministradas pelo Diretor de Projetos e Articulação da Secretária de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, engenheiro Julio Tadeu, e a pesquisadora e diretora do Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente, a bióloga Profª. Drª. Vera Lúcia Ramos Bononi.

No dia 3, às 9 horas, a coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, Rosa Maria Mancini, falará sobre Pacto das Águas, Município Verde Azul e Legislação de Recursos Hídricos relacionada às nascentes. Às 10 horas será abordado o tema O enquadramento dos corpos d’água, a cargo da Profª. Ana Paula Brites, da USP. O Plano de Bacia 2008/2011 do CBH-BS será destacado por Paulo de Moraes, da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM/BS).

Às 13h30, o engenheiro ambiental do Ministério do Meio Ambiente – Instituto Chico Mendes, Maurício Laxe, discorrerá sobre o Estudo de Caso – Revitalização do Rio São Francisco. A mesa-redonda Educação Ambiental e a Revitalização – experiências terá como debatedores Elianeiva Odísio e Eliane Bearzi, do Ministério da Integração Nacional; o engº. florestal Rodrigo Victor, do Instituto Florestal; o biólogo John Emilio Garcia, da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP) e o coordenador do projeto Remangue e doutor em Educação Ambiental da Unisanta, Prof. Dr. Fábio Giordano. Francisco Gomes da Costa Neto, da AGEM, será o mediador.

Princípios de Precaução e Prevenção Aplicados nas Atividades Industriais, Portuárias e Urbanas na Baixada Santista será o tema da mesa-redonda das 15h30. Entre os participantes estão o engenheiro da Petrobras, Fabrício Gonçalves Jorge; o graduado em Gestão de Terminais Portuários, Guanito Prado Alves Filho, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) e a engª. civil da Unisanta e do Projeto Ecomanage e representante da Universidade Santa Cecília no CBH-BS, Alexandra Franciscatto.

Às 16h50 será realizada a mesa-redonda Saneamento e Tecnologias apropriadas à Revitalização, com o engº. Joaquim Hornink Filho, da SABESP; o engº. Fernando José Moliterno, da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE); o engº. Luiz Fernando Orsini Yazaky, da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), e o engº. Paulo Sérgio Fonseca, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A moderação ficará a cargo do Secretário de Meio Ambiente de Santos, Flávio Rodrigues Correa.

Às 18h15 será realizada uma visita técnica à minirrefinaria da Petrobras/Unisanta.

Outras informações pelo telefone: (13) 3422-1265. Entrada Franca.