Aos 81 anos, a artista plástica Neli Malluly possui o mesmo idealismo dos jovens artistas e ainda mantém acesa a vontade de transmitir seus conhecimentos a outras gerações. Com muita paciência e dedicação, ela ensina e orienta portadores de deficiência visual na criação de quadros de arte.

No dia 28/11, Neli esteve na Galeria de Arte da Universidade Santa Cecília (Unisanta), onde pôde demonstrar aos alunos de Artes Visuais as técnicas que permitem àqueles que não veem pintar as belezas da natureza, em suas variadas cores.
Para os que nunca conheceram as cores, dona Neli faz uso de outro sentido, o paladar. “Eles comem maçã verde, vermelha e banana, por exemplo, e assim fazemos associações do gosto das frutas com as cores”, afirma.

O processo de produção dos quadros se dá com a intervenção constante de dona Neli, que com o uso da fala e guiando os dedos de seus alunos vai construindo as formas e dando vida à imaginação. “Meu desejo é que com o passar do tempo eles possam pintar com a menor interferência possível”.

A iniciativa de levar a artista à Universidade para conversar com os alunos de Artes foi da vereadora Telma de Souza, que tomou conhecimento do trabalho de dona Neli e, por ter lecionado muitos anos na Unisanta, entendeu que a experiência da artista poderia contribuir na formação acadêmica dos universitários.

A presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, recebeu a artista e parabenizou a vereadora pela iniciativa, lembrando que a Universidade sempre estará aberta para a troca de novos saberes. “A arte não tem fronteiras, nem mesmo as fronteiras dos sentidos”, enfatizou a educadora.