A Medalha Braz Cubas, que o Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcelo Teixeira, receberá nesta terça-feira (03/12), às 19h, na Câmara Municipal de Santos, carrega um símbolo importante: o reconhecimento dos santistas a todos os que seguiram e seguem o sonho e as realizações de empreendedorismo do fundador da Cidade. A declaração, da reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Sílvia Teixeira Penteado, é compartilhada por sua família.

“A Medalha Braz Cubas é a confirmação da cidadania dos homenageados, porque os distingue pelos feitos, pelas realizações que empreenderam em prol deste solo”, resume Sílvia. “Além de honrar a quem a recebe, a Medalha Braz Cubas é mais um compromisso que o homenageado assume, para continuar trabalhando em prol da Cidade”, acrescenta a reitora.

Ela aponta uma característica especial de Marcelo Teixeira que nem todas as pessoas possuem: “sua disponibilidade em afeto e doação aos amigos, desde a infância e a juventude. Cultiva as amizades para toda a vida, compartilhando seus sucessos e incentivando também o crescimento pessoal e profissional dos amigos.”

A mãe, dona Nilza Teixeira, que fundou o Complexo Educacional Santa Cecília, com o pai de Marcelo, o saudoso Milton Teixeira, e a Pró-Reitora Comunitária e de Desenvolvimento, também fundadora, Emília Maria Pirilo, lembram que, aos 15 anos, Marcelo já participava de diversas atividades em vários departamentos, entregando correspondências e se inteirando de assuntos importantes da Instituição.

Empreendedor e tino administrativo

Para Lúcia Teixeira Furlani, presidente da Unisanta, “a humildade de Marcelo angariou desde o início o respeito de seus colegas funcionários, com quem sempre procurava aprender”.

“Desde cedo, buscava, com seu tino administrativo, encontrar soluções para problemas e desafios do cotidiano. É também diretor-presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas, e a esse Complexo empresta também seu dinamismo e competência”, acrescenta a presidente. Também desde cedo, Marcelo conquistou a admiração de jovens, adultos e crianças de todas as faixas sociais, “por ter amealhado tantas glórias. Essas glórias, porém, não o modificaram em sua humildade”, afirma Lúcia.

O empreendedor que deu impulso e consolidou o Sistema Santa Cecília de Comunicação e o incentivo aos esportes são mencionados por Nilza e Lúcia. A construção da primeira piscina olímpica aquecida do País com teto retrátil, ligada a uma universidade, também foi ideia de Marcelo Teixeira.

Empreendedor, Marcelo transformou a TV Litoral, adquirida pela família Teixeira, no Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas. A TV é a maior geradora de conteúdo local e transmissora ao vivo de programas da região, testemunha e incentivadora da cultura e do progresso em diversas áreas.

Como comunicador, Marcelo impulsiona a cultura e a educação não apenas na Unisanta, no Colégio Santa Cecília, na rádio e na TV, como também nas diversas entidades das quais é membro, como a Academia Santista de Letras, o Museu Histórico e Geográfico de Santos e no Museu de Arte Sacra, entre muitas entidades.

Esportes e generosidade

“Marcelo é um entusiasta dos esportes. Cedo também se distinguiu como dirigente esportivo (o mais novo em várias modalidades), como Delegado Regional da Federação Paulista de Natação, organizador de vários torneios, trazendo para a Unisanta e para nossa cidade campeonatos importantes, nacional e internacionalmente”, afirma Lúcia. “Incentivou talentos desde a mais tenra idade, que hoje são campeões paulistas, brasileiros, sul-americanos e pan-americanos”.

Alguns deles, sem condições econômicas, só puderam chegar a esse estágio pelo incentivo que Marcelo e a Unisanta sempre lhes dão. “Aliás, é este entusiasmo que ele coloca em tudo o que faz – entusiasmo é uma das mais belas palavras, pois vem do grego Entheos, que significa ‘Deus interior’ “, afirma a presidente.

Menciona a reitora Sílvia Teixeira Penteado a paixão de Marcelo Teixeira “pelo glorioso Santos Futebol Clube, do qual foi presidente, de 2000 a 2009. Nesse período, conquistou títulos de campeão brasileiro, paulista, vice-campeão na competição continental da Libertadores da América, entre muitos títulos”.

A generosidade de Marcelo Teixeira é conhecida por amigos e diversas pessoas da comunidade. Nilza menciona uma das entidades que Marcelo ajuda, o Lar Santo Expedito, casa que recebe crianças e jovens carentes.

“Tudo que é bem feito, é sempre reconhecido! Você só fez coisas boas, por isso, reconhecem seus feitos e vitórias. Parabéns, estaremos aplaudindo de pé mais este prêmio em sua vida!”, afirma a esposa Valéria, em relação a mais uma homenagem a ser recebida por Marcelo, a Medalha Braz Cubas, em 3 de dezembro.

“Papai! Você merece tudo isso e muito mais, pois seu reconhecimento nesta cidade é sua marca registrada de competência e dedicação! Parabéns!”, completam os filhos Marcelo Teixeira Filho e Caroline.