Ao agradecer  a Medalha Braz Cubas outorgada  na noite de 3 de dezembro pela Câmara Municipal de Santos, o Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  Marcelo Teixeira,  dedicou a homenagem à  família e a todos os colaboradores do Complexo Educacional. “Se estou aqui hoje é porque represento uma instituição de ensino, uma família  e todo os nosso ideais. Receber  essa honraria vem coroar  uma história desde os meus avós imigrantes”, disse.

 Marcelo ressaltou o legado deixado por seu pai, Milton Teixeira,   que sempre acreditou nos frutos de uma educação aliada ao esporte, capaz de formar cidadãos habilitados em suas áreas de conhecimento mas,  acima de tudo solidários e  responsáveis.
Afirmou  que o trabalho social  que tem o privilégio de realizar com os irmãos para as pessoas carentes o ensina algo que não pode ser oferecido nos bancos escolares. “Continuaremos nos empenhando para reduzir as desigualdades e por um Brasil mais justo e mais fraterno”.

O  vereador Sérgio Santana (PTB), autor da iniciativa de conceder a Medalha Braz Cubas a Marcelo,  considerou o  trabalho múltiplo do homenageado  como Pró-Reitor da Unisanta,  como presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, presidente da Associação Santa Cecília de Esportes, como ex-dirigente esportivo no Santos FC e como incentivador da natação e de outros esportes em Santos, o que  projeta  nossa Cidade mundialmente.

Aprovado por unanimidade pelos vereadores, o projeto foi transformado em decreto-lei. A contribuição de Marcelo Teixeira e de sua família para a  educação e esporte e os títulos que a natação santista tem conquistado para o País nos últimos anos  são mencionados por Santana para justificar a homenagem.  “A medalha Braz Cubas é a maior honraria que a Câmara Municipal pode oferecer para um cidadão. Braz Cubas foi o fundador da Vila de Santos, que muito contribuiu para nossa Cidade.  Marcelo Teixeira, um grande empresário e um grande dirigente esportivo,  também contribui  para Santos.  Comparando essas duas personalidades, minha assessoria e eu resolvemos homenagear o Marcelo,  por todos os seus trabalhos”, acrescenta o vereador.

“Ele criou os Meninos da Vila, teve a honra de reestruturar o CT (Centro de Treinamento) do Santos FC  e de contribuir para as conquistas que vieram. Isso,  para nós,  é um orgulho muito grande, porque deu continuidade ao nome do Santos no cenário mundial”, afirma Santana.

Contribuição ao poder público – O presidente da Câmara de Santos, Sadao Nakai (PSDB),  lembra que a medalha de honra Braz Cubas,  até pela importância de ter o nome do fundador da nossa cidade,  é um reconhecimento ao trabalho prestado à sociedade.  No caso de Marcelo Teixeira, foram considerados seu incentivo ao esporte,  sua contribuição  ao interesse público por meio do Complexo Educacional Santa Cecília,  sua formação familiar e seu trabalho social e filantrópico.

“Marcelo é uma pessoa muito proativa. É uma das suas qualidades que a gente observa nesse processo de transição das gerações, que ele herdou do pai, o dr. Milton Teixeira. O  Santa Cecília integra esporte e educação. Para nós,  que lidamos com as políticas públicas municipais, essa é uma contribuição grandiosa para nossa Cidade, pois o Complexo Educacional Santa Cecília ajuda muito o poder público”.

“Foi  o presidente mais jovem do Santos Futebol Clube.  Pelo o que acompanho, como torcedor do Santos, foi um presidente que conseguiu levar o clube a conquistar títulos estaduais importantes. Posteriormente voltou à presidência do Santos, à frente de uma geração  e deixando uma grande estrutura, que levou o time a chegar onde chegou”, declara Sadao Nakai.

O presidente da Câmara de Santos menciona também  a natação da Unisanta, uma das bases da equipe de alto rendimento da Cidade nos  Jogos Abertos e dos Jogos Regionais.  Esse desempenho estimula as pessoas a praticar esportes.  Entendo que é muito importante ter um polo de alto rendimento e o Santa Cecília faz isso com toda a infraestrutura  para as crianças que se iniciam na natação, incentivando-as a serem atletas de alto rendimento”.

Currículo – Marcelo Teixeira é formado em Administração de Empresas e Direito. É  casado com   Valéria Simões Teixeira, pais de Caroline Simões Teixeira e Marcelo Teixeira Filho. Ele mostra,  em seu currículo,   outras iniciativas de grande repercussão nas áreas culturais  e  esportivas.  É autor do livro “Revolution 9”: biografia da nadadora santista Renata Agondi, que morreu durante a Travessia do Canal da Mancha  e do vídeo “Renata”, complemento ao livro mencionado.   Sua pesquisa a respeito da ex-nadadora de renome mundial  inspirou-o a introduzir, no Brasil,  a Maratona Aquática  Renata Agondi.

É Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, ocupa a cadeira nº 193, tendo como patrono Athié Jorge Coury; Membro da Academia  Santista de Letras  (patrono Gastão Bousquet );  Membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, Mestre da Loja Maçônica Dom Pedro I, Conselheiro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos e Membro do Rotary Clube Santos/Porto.

A Câmara de Santos concedeu – lhe o título de Cidadão Emérito de Santos, em 1997, assim como é Cidadão de Guarujá (2003), Cidadão Vicentino (2005), Cidadão Paulistano (2007), pelos relevantes serviços prestados aos Municípios.

A fundação do Memorial das Conquistas do Santos FC, um dos pontos turísticos e culturais  mais visitados da Cidade de Santos, figura entre as iniciativas de Marcelo Teixeira, o presidente mais jovem da história do futebol brasileiro a dirigir um grande clube, o Santos FC, aos 27 anos de idade. Ocupou esse cargo no biênio 1992/1993 e de 2000/2009, época de grandes vitórias da agremiação santista.

Seu amor ao esporte se reflete em outras iniciativas,  como a concessão de bolsas de estudo a  nadadores, no Colégio e na Universidade Santa Cecília.  Esse trabalho de apoio material e educativo tem permitido a revelação  de  atletas  de projeção nacional. As  bolsas são dadas sempre com a condição de que os nadadores deem continuidade aos estudos, porque Marcelo Teixeira acredita na  ligação indispensável  entre  a  cultura  do corpo, do espírito  e  do intelecto. A criação dos Jogos Unisanta, maior  evento esportivo universitário do Estado, atrai  anualmente  milhares de jovens.

Prêmios –  Troféu Cidade de Santos, Personalidade do Ano de Santos (1998 e 2000), Ordem Nacional do Mérito Futebolístico – Federação Paulista de Futebol, Ordem Del Mérito Del Futebol Sudamericano – Confederação Sul Americana de Futebol,  Medalha Mérito Esportivo do Governo do Estado de São Paulo, Medalha Colaborador Emérito do Exército, Medalha Amigo da Marinha, Medalha Amigo da Base Aérea de Santos, Medalha Amigo da Brigada de Artilharia Antiaérea, Medalha Amigos da Fortaleza de Itaipú, Medalha Associação dos Amigos da Polícia Militar,  Companheiro Paul Harris – Fundação Rotária do Rotary Internacional, entre outros.

 Participou de diversos Seminários  nacionais  e  internacionais na área de educação, esportes e do direito.Outra característica marcante de Marcelo Teixeira é sua disposição para aliar  a filantropia  ao trabalho educativo, como presidente do Lar Santo Expedito, diretor do Lar Infantil “Santa Rita de Cássia”, entre outras instituições.  É membro da Antec – Associação Nacional de Televisões Educativas e da Apetec –  Associação Paulista de Televisões Educativas e Culturais.