No último dia 17/10, o pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcelo Teixeira, foi homenageado pela direção da SantosArquidecor – Casa Natal 2012. Teixeira, que presidiu o Santos Futebol Clube (2000/2009), recebeu um troféu por ter sido a personalidade escolhida como destaque da Cozinha Gourmet, ambiente projeto por arquitetos e alunos de Arquitetura e Design de Interiores da Unisanta.

Nesta edição do evento, realizado de 18 de setembro a 21 de outubro, o tema central para a produção dos ambientes da mostra foi o centenário do Santos Futebol Clube. No espaço projetado pela Unisanta, foi elaborado um painel com fotos de Marcelo Teixeira em momentos importantes do Santos FC e em passagens com sua família.

Ao receber a homenagem das mãos da presidente da Associação dos ex-alunos do Colégio Stella Maris (AEA), Aili Souza Fernandes, Teixeira agradeceu a todos que tornaram possível a concretização do projeto da Cozinha Gourmet, e lembrou a trajetória marcante de seu pai, o saudoso Milton Teixeira, à frente do Santos FC.

“Ficamos felizes pela participação de professores e alunos da Unisanta, além da especial colaboração das empresas parceiras, a exemplo da Bontempo, que tornou possível a produção da Cozinha Gourmet”.

Teixeira comentou ainda sobre sua intensa relação com o Santos FC. “Tenho lembranças da infância, quando meu pai me levava aos estádios, e também de acompanhá-lo nas caravanas do Santos no Brasil e exterior. Milton assumiu a presidência do clube numa época marcada por vitórias e títulos. Em nossa gestão, anos depois, remontamos a equipe, revelando novos jogadores e dando grande colaboração para que o clube chegasse a ter uma das melhores equipes do mundo”.

A presidente da AEA, Aili Fernandes, ressaltou importância da parceria com a Unisanta e o nível dos projetos apresentados pelos profissionais e alunos da Universidade. “A 18ª edição da SantosArquidecor foi um sucesso, pois os arquitetos participantes se superam a cada ano. A parceria com a Unisanta existe desde o início da mostra, quando ainda era conhecida apenas como Casa Natal. Essa foi uma justa homenagem ao Marcelo Teixeira. Os responsáveis pela Cozinha Gourmet estão de parabéns, assim como os autores dos demais projetos, muitos deles assinados por alunos e ex-alunos de Unisanta”.

Cozinha Gourmet – De acordo com o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta e um dos responsáveis pelo projeto, Nelson Gonçalves de Lima Junior, a Cozinha Gourmet teve uma proposta contemporânea, utilizando todos os elementos de alta tecnologia, disponíveis atualmente, para o espaço de cozinhar.

Ainda segundo o arquiteto, “homenageando o Santos Futebol Clube na pessoa do Dr. Marcelo Teixeira, foram utilizadas as cores preto, branco, amarelo e azul, que remetem a toda história de sucesso do clube santista”.

Além de Nelson Gonçalves de Lima Junior, fizeram parte do projeto Cozinha Gourmet: Cristina Camargo de Almeida, Cristina Ribas, Aguinaldo Secco Junior, Amanda Vittorio e Helora Schlegel Bello Silva.

Sobre a mostra – A SantosArquidecor contou com 40 espaços distribuídos em dois pavimentos, que somaram aproximadamente 1.600 m² de um dos prédios mais antigos do bairro do José Menino. Algumas características e equipamentos do prédio foram mantidos e o projeto atual facilitou a circulação interna, além de ter garantido o acesso a portadores de necessidades especiais.

Sobre o homenageado – Marcelo Teixeira nasceu em Santos, em 28 de abril de 1964, filho de Nilza Maria Pirilo Teixeira e de Milton Teixeira. No Colégio Santa Cecília, fez seus primeiros estudos, que serviram de base à sua formação universitária na Faculdade de Administração de Empresas de Santos (1982-1985) e na Faculdade de Direito (1989-1993/OAB 137.182).

Atualmente, é Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Presidente da Associação Santa Cecília Esportes, Presidente do Lar Santo Expedito e Presidente do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas. Em suas ligações com a comunidade, atua como Diretor do Lar Infantil “Santa Rita de Cássia”, além de membro da Academia Santista de Letras, Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, da Loja Maçônica “Dom Pedro I”, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos e da Associação Brasileira de Televisões Educativas e Culturais.

Foi Presidente do glorioso Santos Futebol Clube, sendo integrante, também, de diretorias e comissões de arbitragens da Federação Paulista de Futebol. Dedicou-se particularmente à natação, sendo o organizador de vários torneios, como o troféu “Roberto Douglas Machado” e da Prova Aquática Baía de Santos, atual Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi.